É nas águas atlânticas ao largo da ilha de Porto Santo, no arquipélago da Madeira, que se encontra uma das rotas mais importantes dos cardumes de tunídeos – a família de peixes teleósteos da qual faz parte o atum, que tem um papel relevante na economia deste região e que, por isso, vai ser homenageado pela quarta vez através de um evento.

Durante seis dias e com curadoria do Chef Cordeiro, o Festival Rota do Atum vai levar até Porto Santo chefs de cozinha que vão mostrar as potencialidades gastronómicas deste peixe, que tem também mil e uma maneiras de ser confeccionado.

De um concurso gastronómico e música ao vivo a jantares vínicos temáticos, showcookings e workshops, não vão faltar atividades na quarta edição do festival que tem como grande novidade a introdução do mercadinho de produtores locais, regionais e de fora da região especialistas em artigos derivados do atum.

Apesar das várias atrações, as propostas gastronómicas serão, com certeza, o prato principal deste evento que vem mostrar a diversidade e riqueza do atum.

A entrada no festival é livre, sendo que os menus dos Jantares Temáticos terão um preço fixo de 30 euros e o Jantar de Gala de Encerramento 80 euros. Cada um dos restaurantes aderentes tem liberdade para confeccionar o atum consoante pretenda.