Uma parte dos 35 jovens católicos que vem até Lisboa numa caravana de carros clássicos partiu ontem de Lyon, em França. O grupo espera chegar a Portugal a tempo do início da Jornada Mundial da Juventude, no dia 1 de agosto.

"Partir num 4L é partir à aventura" é um dos lemas da iniciativa, que integra 15 equipas formadas por 2 a 3 elementos oriundos de vários pontos da França, cada uma responsável por adquirir e conduzir a sua própria viatura do modelo icónico da Renault. Vão percorrer diariamente cerca de 300 quilómetros, com paragens previstas no sul de Espanha e Lagos.

JMJen4L
As paragens que os 4L farão na sua viagem pelo sul da península ibérica até Lisboa e no regresso a casa, pelo norte

Em fevereiro, entrevistámos a organizadora do projeto, Anne Ménès, com 24 anos de idade, sobre a logística envolvida e a motivação para fazer milhares de quilómetros até Lisboa. Na altura, a estudante de engenharia descreveu conduzir tantos 4Ls como "um verdadeiro salto de fé". Até agora, o único sobressalto parece ter sido um pneu a precisar de ser mudado, ao marco dos 500 quilómetros.

Além da aventura, a iniciativa inclui uma vertente de solidaridade. O grupo leva consigo material hospitalar que irá doar às diferentes congregações das Irmãzinhas dos Pobres existentes ao longo do caminho.

A caravana de 4Ls tem como objetivo a participação na edição deste ano da Jornada Mundial da Juventude, um evento que reúne milhões de jovens católicos de todo o mundo. Podem acompanhar a sua viagem até Lisboa no instagram.