O Daily Mail ou a National Geographic foram alguns desses jornais e revistas que trouxeram esta casa, e a Serra de Fafe, para o mapa-mundi dos viajantes e curiosos. Chama-se Casa do Penedo, e situa-se em Várzea Cova, a apenas 12 km de Fafe. O lugar é bastante acessível, quer de carro (que se pode estacionar logo ao lado da casa), quer a pé, já que existe um trilho de Pequena Rota que passa mesmo ao lado.

A casa foi construída nos anos 70, como refúgio da vida citadina, e é toda feita em pedra, utilizando três grandes penedos de granito pré-existentes. Está situada numa zona que é facilmente acessível, mas que ao mesmo tempo é isolada, não tendo qualquer habitação perto. A casa está rodeada de aerogeradores para produção de energia eólica, muito comuns nas partes altas da Serra de Fafe, mas no seu interior não há electricidade, o que lhe dá um carácter ainda mais rústico (apesar de não se poder visitar o interior, uma vez que é propriedade privada).

Para além da curiosidade da Casa dos Flinstones, quem visita esta parte de Portugal, pode contar sempre com o contacto com a Natureza. A Serra de Fafe, juntamente com as serras vizinhas do Marão e Alvão, constituem um dos locais mais bonitos de Portugal para se explorar a pé. O trilho pedestre que passa pelo local chama-se Trilho do Vento e permite fazer uma caminhada de 14 km ao longo da Serra de Fafe, explorando as partes altas da serra e passando por aldeias típicas.

Casa dos Flintstones
A casa fica na Serra de Fafe créditos: Viajar entre Viagens

Quem sabe se esta não será uma excelente sugestão para o seu fim-de-semana? Para saber mais sobre como chegar e como visitar a Casa dos Flintstones portuguesa, veja as nossas dicas.