O Morteratsch é o glaciar com maior área na cordilheira Bernina nos Alpes, na Suíça oriental, a norte da Itália, tendo um vale com uma plataforma de gelo pronunciada à entrada, que lhe confere um forma misteriosa e imponente.

Tem uma extensão horizontal de seis quilómetros e chega até aos dois mil metros de altura. No Morteratsch, o volume do gelo é estimado em cerca de 1,2 quilómetros

Ainda é possível esquiar, oferecendo uma pista de 10 quilómetros, mas sua estação ferroviária já não existe, uma vez que a formação de gelo recuou mais de 2.800 metros (dados de 2016) e já não é possível aceder. Os glaciares desta área podem estar mesmo a perder as maiores quantidades de gelo em 60 anos.

De acordo com a agência Reuters, e citado pelo jornal Público, a maior parte dos glaciares montanhosos do mundo está a derreter devido às alterações climáticas, mas os da Europa são os mais vulneráveis, por serem mais pequenos e com pouca cobertura de gelo.

A beleza do Morteratsch glaciar está também no seu interior, como se pode ver nas imagens da fotogaleria abaixo após uma expedição de fotógrafos para sensibilizar quanto a este flagelo.