Lyon é rica em pérolas arquitetónicas e história. A terceira cidade de França concentra ainda importantes polos da indústria farmacêutica e da biotecnologia, o que a torna num ativo centro económico. Os amantes da natureza também não ficarão desiludidos, até porque lhes espera o lago mais limpo da Europa.

Basílica de Fourvière

Lyon: cultura, tradição e natureza
créditos: Mike Benna/Unsplash

Conhecido também como Notre Fame de Fourvière, este templo é um dos pontos obrigatórios numa viagem a Lyon. No cimo da colina que lhe dá nome, oferece uma vista fantástica sobre a cidade, mas vale também pela sua arquitetura, com destaque para o interior rico em mosaicos, vitrais e mármore. O lugar antes ocupado por um fórum romano recebeu uma pequena igreja em honra da Virgem Maria em 1643 e mais tarde, em 1884, o edifício atual. Dada a sua posição privilegiada, a basílica pode ser vista de praticamente toda a cidade.

Museu de Belas Artes

Lyon: cultura, tradição e natureza
créditos: Emmanuel Martin/Unsplash

O segundo maior museu de França espera por si em Lyon. Inaugurado em 1803 numa antiga abadia, alberga uma das maiores coleções de arte europeia. Rubens, Rembrand, Possuin ou Delacroix são apenas dos mestres representados. Com 700 salas ao longo de sete mil metros quadrados, o edifício apresenta ainda esculturas e pinturas que abrangem o período entre os séculos XIV e XX, coleções de arte egípcia, entre outras. Depois de nove anos de trabalhos de restauro, o museu como hoje o conhecemos foi aberto ao público em 1998, estando entre as atrações imprescindíveis da cidade. Depois de se maravilhar com a arte, aproveite para passear e tomar um chá retemperador nos jardins.

Teatro romano

Lyon: cultura, tradição e natureza
créditos: Mike Benna/Unsplash

Construído em 15 a.C., pelo imperador Augusto, este é considerado o mais antigo teatro de França. Ampliado durante a época de Augusto, albergaria nada mais nada menos do que dez mil pessoas. Os vestígios da era romana estão ainda bem visíveis e valem bem uma visita. Parte integrante do Património Mundial da UNESCO em Lyon, o antigo Teatro de Fourvière recebe todos os verões um festival que reúne artistas de áreas como a música, o teatro ou o circo.

Musée des Confluences

Lyon: cultura, tradição e natureza
créditos: Baptiste Buisson/Unsplash

Lyon abre-lhe as portas do futuro num dos mais incríveis museus contemporâneos da Europa. Localizado na confluência dos rios Rhône e Saône, o espaço feito de vidro, aço e betão armado convida a uma imagem pelo conhecimento humano através das suas mais de duas mil peças referente ao período entre o século XVI e a atualidade. Para além da mostra permanente, o museu apresenta exposições temporárias e acolhe eventos vários, como conferências e espetáculos. Aproveite para desfrutar ainda mais do espaço, fazendo uma visita à livraria e ao café e brasserie. Coloque também a câmara a postos, este é um spot que tem tudo para fotos fantásticas.

A Velha Lyon

Lyon: cultura, tradição e natureza
créditos: Jean Paul Trivel/Unsplash

Se gosta de caminhar, esta é a zona de Lyon que não pode mesmo perder. Primeira área de conservação em França desde 1964, o bairro de Vieux-Lyon encontra-se no sopé da colina e orgulha-se de ser o mais antigo da cidade. As suas ruas de paralelos irregulares, as casas pitorescas e a catedral de São João Batista são apenas algumas das atrações, às quais se juntam lojas, restaurantes e ainda os tradicionais traboules. Estes últimos são passagens escondidas entre edifícios que ligam diretamente uma rua a outra e que em tempos facilitavam o aceso de artesãos e comerciantes ao rio. Muitos dos traboules são hoje propriedade privada, mas ainda restam alguns. Para os encontrar basta seguir as placas azuis presentes em Vieux-Lyon e na colina de Croix-Rousse.

Lago Annecy

Lyon: cultura, tradição e natureza
créditos: Adora Goodenough/Unsplash

Caso nem imagine umas férias sem contacto com a natureza, meta-se a caminho e rume a este que é considerado um dos lagos mais limpos e puros da Europa. A 150 quilómetros de Lyon, é o destino ideal para os adeptos dos desportos ao ar livre. Para além destas águas transparentes, que convidam à prática de esqui aquático, canoagem ou kitesurf desfrute dos trilhos com reservas naturais espalhados pelas montanhas.

Tignes

Lyon: cultura, tradição e natureza
créditos: Robert Bye/Unsplash

Se viajar até Lyon durante o inverno, não deixe de dar um salto até à estância a cerca de três horas e meia da cidade. Tignes encontra-se a quase dois mil metros de altitude e desafia os amantes da neve para a prática de desportos como o esqui ou o snowboard. A região tem também os seus encantos durante os meses mais quentes. O maior deles será o lago natural formado pelo glaciar, onde vale a pena experimentar paddle, canoagem ou pesca.

Quer seja adepto de turismo de cidade ou privilegie a natureza, Lyon tem tudo para lhe garantir umas férias inesquecíveis. Faça sem demora a sua reserva com a TAP e deixe-se seduzir por este charmoso destino.