Uma das primeiras coisas que terá de saber é que os resorts em Saidia fazem parte de um projeto de turismo que cobre toda esta área da costa mediterrânica. São 14 km de areais, nesta área, que se estendem até à fronteira com a Argélia.

Não é parecida com nenhuma outra cidade marroquina, não tem souks, não tem uma grande população e os habitantes já se habituaram a receber os turistas de biquini nas suas praias, ainda que os mesmos não o façam por motivos culturais.

É, por isso, um projeto único, com resorts e moradias junto ao mar, campos de golfe e um parque aquático que deverá abrir ainda este ano.

Como muitas estâncias balneares, funciona somente durante o verão.

Estou aqui, pela segunda vez, em Saidia, no mesmo hotel Be Live Collection Saidia e as melhorias são visíveis. Continua a ser um destino perfeito para quem quer descansar mas também quem quer conhecer melhor este país, podendo juntar as excursões aos planos de férias (fui a Fez, mas há outras que são mais próximas e não têm uma viagem tão longa).

Saiba mais sobre Fez

Desde que cheguei, apesar de estarem em pleno Ramadão, consigo constatar que os marroquinos são mesmo uns dos povos mais acolhedores. Durante o Ramadão, não bebem nem comem durante o dia e, mesmo assim, têm sempre um sorriso pronto para nos receber.

E, quem diz que não consegue passar uma semana só a fazer praia e piscina? Posso dizer-vos que desde que cheguei tive diferentes atividades, dentro e fora do hotel. Primeiro um passeio de barco, a partir da Marina de Saidia, aulas de golfe, passeio de dromedário na praia, jetski e um passeio em Fez. Se quiser, há excursões mais próximas como Oujda (local do aeroporto), Nador, etc.

Dentro do próprio resort há atividades todos os dias: ginásio, spa, campos de jogos de basquetebol, ténis, ping pong, dança, dardos, petanca, zumba, hidroginástica, alongamentos, voleibol na praia, etc.

Há charters ao fim de semana, com voos diretos do Porto e de Lisboa, até Saidia, até dia 23 de setembro. Existem preços promocionais para reservas até dia 30 de junho.

O Viaje Comigo está a viajar a convite do Turismo de Marrocos, com o apoio do SDS (Saidia), do operador de viagem Solférias e do hotel Be Live Collection Saidia.

Pode seguir diariamente a viagem do Viaje Comigo nas redes sociais:

www.instagram.com/viajecomigo

www.facebook.com/viajeccomigo