A menos de 100 quilómetros das cataratas de Niagára ficam as quedas de água de Hamilton. De acordo com o site Smith Sonian, existem no total 156 cataratas, o maior número registado numa cidade. No entanto, este número é contrariado pelos da organização City of Waterfalls que acredita que o número de quedas de água ande à volta dos 130. Independentemente do número de cascatas, uma coisa é certa: Hamilton tem muitas quedas de água.

Algumas das quedas de água são mais fáceis de aceder que outras - e há visitas guiadas, tanto em grupo como privadas, e rotas de ciclismo.

Vistas de cortar a respiração: as mais belas quedas de água do mundo
Vistas de cortar a respiração: as mais belas quedas de água do mundo
Ver artigo
De acordo com o Hamilton Conservation Authority, 30 das cataratas são inacessíveis e em algumas, há que ter atenção, o solo pode ser instável. A boa notícia, segundo o site Condé Nast Traveler, é que a City of Falls está a construir um mapa com todos os trilhos de forma a melhorar as acessibilidades.

Quem visita Hamilton pela primeira vez, pode começar por visitar as Cataratas de Webster,  na área de deserto de Spencer Gorge ou as quedas de água de Tiffany.