A cada ano, o The Economist Group, publica um relatório em que avalia o estado da democracia em todos os países do mundo - o Índice de Democracia.

Para a elaboração do Índice de Democracia são analisados e pontuados de 0 a 10 cinco fatores: processo eleitoral e pluralismo, funcionamento do governo, participação política, cultura política e liberdades civis.

De acordo com o último relatório, publicado a 15 de fevereiro, o estado da democracia no mundo, tem vindo a deteriorar-se, com o aumento de democracias defeituosas de 48 para 50 relativamente ao ano anterior, mais do dobro de democracias plenas (24), que se mantiveram sem alterações. Segundo esta classificação há ainda 59 países do mundo a viver sob regimes autoritários.

A situação torna-se mais séria, quando verificamos que menos de 8% da população vive em democracias plenas.

Portugal regista uma descida de três posições relativamente ao ano anterior, não surgindo sequer nas primeiras 30 posições.

Quanto às categorias analisadas, Portugal obteve melhor classificação relativamente ao processo eleitoral e pluralismo e liberdades civis, precisando de melhorar o funcionamento do governo, participação política e cultura política.

Sem surpresas, a Noruega é o país que encabeça esta lista, mantendo a sua posição relativamente ao ano anterior, e em oposição, no último lugar, surge o Afeganistão.

Na fotogaleria abaixo pode conferir quais os 15 países melhor classificados, bem como a posição que o nosso país ocupa neste ranking.