Gostamos de acreditar que não precisamos de muitos incentivos para viajar, que o facto de ouvir o rolar de rodas de uma mala no pavimento é suficiente para ser feliz. E nem um despertador às 04 horas da manhã o vai impedir.

Seja qual for a hormona do quarteto da felicidade (endorfina, serotonina, dopamina ou oxitocina) o importante é sentirmo-nos bem com o que fazemos. Nem que seja sentir alegria por colecionar estendais de roupa pelo mundo. Sim, há quem o faça e o resultado pode ser mais surpreendente do que imagina.

Existem inclusive contas no Instagram que mostram o resultado de uma lavagem de roupa suja em varandas citadinas, prados ou montanhas.

A roupa estendida entre becos, suspensa por uma fina corda, pode contar muito sobre o local que visitamos, assim como o cheiro do perfume, os bordados e até a roupa interior. A verdade é que existe uma beleza inexplicável neste mosaico têxtil, conferindo personalidade aos lugares.

Há dois países a saírem coroados como os reis da exibição da roupa estendida e esses são, sem dúvida, Itália e Portugal. Cidades como Veneza, Burano, Lisboa e Porto servem de quartel-general para os que gostam de olhar para as varandas à procura de um belo conjunto de peças de roupa cheirosa.

Se chegou até aqui é porque há curiosidade e ela pode ser dissipada na galeria abaixo.