O Peru assegura que lidera a lista de países com maior diversidade de aves, superando os seus vizinhos Colômbia e Brasil, após identificar 19 novas espécies na floresta amazónica e totalizar 1.879 espécies, informou o governo sul-americano esta quinta-feira (4).

"Conseguimos posicionar-nos como o país com maior diversidade de aves do mundo com 1.879 espécies, (o que) nos coloca acima de países como a Colômbia e o Brasil", disse à AFP José Carlos Nieto, chefe do Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernanp), agência vinculada ao ministério do Ambiente.

O presidente da Ornitólogos do Peru, Fernando Ángulo, informou à AFP que o anúncio deve ser verificado pelo Comité de Classificação de Aves da América do Sul (SACC, na sua sigla em inglês) afiliado à União Internacional de Ornitólogos, com sede nos Estados Unidos, para que seja incluída na lista oficial de espécies de aves.

"Obteve-se a evidência, as provas que no Peru havia 19 espécies a mais das que já sabíamos que existiam", afirmou o ornitólogo peruano.

A agência peruana de áreas naturais protegidas conta que os seus especialistas demoraram um ano para identificar as 19 novas espécies na região amazónica de Madre de Dios, na fronteira com o Brasil e a Bolívia.

Na última lista anual do SAAC, divulgada em novembro de 2023, o Peru possui 1.860 espécies de aves, atrás da Colômbia, com 1.869 espécies, mas superando o Brasil, com 1.859 espécies.

O Peru foi, em 2021, campeão mundial do Global Big Day, um torneio mundial de avistamento de aves promovido pelo laboratório de ornitologia da Universidade de Cornell (Estados Unidos).

O Peru é um dos paraísos para a observação de aves pela sua biodiversidade, um fator que impulsiona o turismo na Amazónia e ajuda as comunidades locais a cuidar do meio ambiente.

Em 2013, o país bateu o recorde de 20 mil observadores de aves que visitaram o Peru para realizar essa atividade.