Mais do que uma campanha é uma iniciativa que ambiciona mobilizar as pessoas e transformar as suas viagens em experiências autênticas e sustentáveis, por isso, capazes de gerar um impacto positivo nos territórios, no ambiente e nas comunidades.

2023 fecha com 12 resoluções de Ano Novo para o turista do futuro e 2024 abre com o filme “Futourism”, em cinco idiomas, com a nova assinatura “Visit Portugal. It’s not tourism. It’s futourism.” São 12 compromissos para mobilizar e inspirar as pessoas a assumirem um papel ativo nas mudanças que se impõem no turismo, em Portugal e no mundo.

A campanha utiliza imagens que, simultaneamente, remetem para expressões portuguesas, mas com uma abordagem universal, nas quais são propostas as 12 resoluções para o turista do futuro:

1. Não é não estar envolvido. É estar comprometido.
2. Não é virtual. É real.
3. Não é nosso. É seu.
4. Não é padronizado. É único.
5. Não é global. É local.
6. Não é uma onda. É um oceano.
7. Não é cinzento. É verde.
8. Não é impetuoso. É humilde.
9. Não é moda. É tendência.
10. Não é desatento. É consciente.
11. Não é apressado. É imersivo.
12. Não é artificial. É humano.

A campanha é dirigida aos mercados interno e externo, com destaque para os mercados prioritários da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Portugal, sendo veiculada através dos meios digitais mais relevantes e usando uma variedade de formatos de vídeo de grande impacto, incluindo pela primeira vez o TikTok e Connected TV.

Sem prejuízo de outras campanhas que serão desenvolvidas ao longo do ano – e após um ano record do turismo nacional – esta é a primeira campanha de 2024, a qual coloca a sustentabilidade e a autenticidade no centro da estratégia de promoção.

Ancorada na Estratégia de Turismo 2027, que pretende colocar Portugal na liderança do turismo do futuro, esta campanha convoca à participação de todos – destinos, organizações e turistas – na construção de um turismo mais inclusivo, sustentável e responsável.

"Portugal tem como desafio crescer bem"

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, presente na apresentação da campanha relembra que “o turismo tem um papel importante a desempenhar na sociedade, devendo contribuir para garantir que as gerações futuras possam usufruir dos ativos que nos distinguem como destino turístico. Portugal tem como desafio crescer bem, em todo o território, e ao longo de todo o ano, mas de uma forma sustentável, autêntica e genuína, gerando valor para os territórios e para as pessoas”.

Lídia Monteiro, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, sublinhou que “depois do melhor ano de sempre no setor do Turismo em Portugal, é altura de convidar os turistas a serem parte ativa na construção de um turismo de futuro que implica um maior equilíbrio entre viajantes e residentes, entre territórios do litoral e do interior, entre o turismo, a cultura e a natureza”.

Durante a sessão foi apresentado o balanço de 2023, que demonstra ter sido o melhor ano de sempre, em todos os indicadores: dormidas, hospedes e receitas. De acordo com os dados apurados até novembro de 2023, foram registados mais de 73 milhões de dormidas e 23,7 mil milhões € de receitas, correspondendo a aumentos de 9,7% e 37,6%, respetivamente, face a 2019. Estes dados demonstram terem sido superadas todas as expectativas e atingidos os melhores resultados turísticos de sempre em Portugal.

Por último, foram ainda apresentados pelo Secretário de Estado do Turismo Comércio e Serviços, os desafios para 2024, que pressupõem a necessidade de valorização dos profissionais do turismo, o apoio às empresas para a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentado e equilibrado do turismo e dos territórios.