A iniciativa, divulgada hoje à comunicação social, arranca no sábado e vai prolongar-se até ao dia 19 de setembro, com a promoção de “visitas guiadas a igrejas e capelas que ao longo do ano só abrem para eventos religiosos “, explicou à Lusa o presidente da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia Pedro Margarido.

A ocorrer pela terceira vez, a iniciativa é desenvolvida em parceria com o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, cujos “voluntários, com formação em histórica e conhecimentos sobre o património se disponibilizam para acompanhar os visitantes”.

Dar a conhecer “o melhor que a Lourinhã tem, em termos de património “é o objetivo da iniciativa em que a autarquia aposta numa demonstração de que “as juntas não têm que estar viradas apenas para o alcatrão” tendo “capacidade e vocação para atuar nas áreas sociais e da cultura”, afirmou Pedro Margarido.

Este ano, as visitas são alargadas a mais três igrejas do que no ano passado, compreendendo a Igreja de Santa Maria do Castelo, a Capela da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, a Capela de Nossa Sra. do Anjos, o Convento de Santo António e a Capela de São Sebastião.

Os interessados podem inscrever-se no posto de turismo para efetuar os percursos que levarão os visitantes pelas ruas históricas da Lourinhã [onde se situam todas as igrejas] e culminarão junto ao Museu da Lourinhã.

O Museu, que este ano se junta à parceria, disponibiliza “um desconto de 50% aos participantes nas visitas, que podem assim visitar a exposição dos dinossauros a preços mais chamativos”, explicou o presidente da União de Freguesias.

As visitas guiadas ao património atraíram o ano passado “cerca de 700 a 750 pessoas”, número que o autarca estima que aumente nesta edição para os “1.500 participantes”.

A iniciática conta com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, do Museu da Lourinhã, da Paróquia da Lourinhã, da Confraria de Nossa Senhora dos Anjos, da Santa Casa da Misericórdia e da Mordormia de São Sebastião da Lourinhã.

As informações para os participantes estão disponíveis nos postos de turismo da Lourinhã e da Praia da Areia Branca e ainda na Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia.

Fonte: Lusa