O navio chamado Äpplet (literalmente a Maçã) foi construído em 1629 pelo mesmo construtor naval do Vasa, que se afundou no ano anterior, logo na viagem inaugural.

"Com o Äpplet, podemos fornecer uma peça-chave ao quebra-cabeça à volta do desenvolvimento da construção naval sueca", disse um dos arqueólogos responsáveis pela descoberta, Jim Hansson, em comunicado.

"Nos permitirá compreender como evoluíram outros navios de guerra, desde o instável Vasa até ao gigante capaz de navegar e controlar o Mar Báltico", disse, acrescentando que a frota sueca foi fundamental para que o reino se estabelecesse como uma grande potência no século XVII.

Os destroços, avistados pela primeira vez em dezembro de 2021 num estreito perto de Vaxholm, aumentaram as esperanças de encontrar uma embarcação semelhante ao Vasa, acrescentou Jim Hansson.

O casco do navio foi preservado até a ponte de artilharia inferior, mas partes dos lados caíram. Elementos revelaram posicionamentos de armas em dois níveis.

De acordo com o museu Vrak, detalhes técnicos, dimensões e amostras de madeira confirmaram que era o Äpplet, "o navio irmão do Vasa".

O Vasa deveria ser o símbolo do poder militar do reino, mas afundou na primeira viagem nas águas de Estocolmo devido a erros de projeto que o impediram de flutuar. O navio andou só um quilómetro.

O navio foi retirado das águas em 1961 e está em exibição no museu Vasa de Estocolmo, um dos pontos turísticos mais populares da cidade.