A Mostra Nacional de Doçaria Conventual de Lorvão vai receber duas dezenas de doceiros "do Minho ao Alentejo", disse a Câmara de Penacova, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Para além da presença de doceiros de Portugal continental, estará também representado o município da Praia da Vitória (geminado com Penacova), que "irá expor os melhores doces conventuais da ilha Terceira, dos Açores", realçou.

“Para além das inimitáveis nevadas de Penacova e dos fabulosos pastéis de Lorvão, teremos os ovos moles de Aveiro, o pão de ló de Ovar, as tortas de Azeitão, o pastel de Tentúgal, o pão de rala e o ensopado de noz de Évora, o queijo do céu de Arouca, as cornucópias de Alcobaça, o Morgado do Bussaco, as templárias, as janelinhas do capítulo e os pampilhos de Tomar, a marmelada de Odivelas, as queijadas de Pereira e muito mais”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra, citado na nota de imprensa.

Segundo o autarca, a primeira edição, em 2022, "superou as expectativas mais otimistas, com imenso público, muitos expositores a esgotarem todo o seu estoque".

Álvaro Coimbra acredita que a edição deste ano "tem tudo para ser ainda melhor”, salientando que a procura tem sido "muito superior à oferta".

"Tivemos de deixar de fora, com imensa pena nossa, muitos doceiros interessados em participar na nossa mostra. Mas o nosso foco não é a quantidade, é a qualidade e diversidade dos produtos. Este ano, conseguimos abranger uma representatividade nacional ainda maior", frisou.

A mostra, de acesso livre, terá também associado um programa cultural, estando previstos um concerto de órgão de tubos, a recriação do fabrico de palitos, uma oficina de doçaria e um encontro internacional de coros, uma conversa, entre outras propostas.