Passear

Jardim da Verbena: Pode visitar livremente este jardim e, nos dias de sol, procurar aqui a sombra como faziam antigamente os bispos que aqui passavam o verão. Tem um coreto e um zimbório. É também aqui que estão duas piscinas municipais que estão abertas ao público no verão - um programa refrescante para crianças e adultos.

Passeios de charrete no centro: Pode fazer passeios de charrete desde o Centro da Calçadinha até ao Museu do Trajo. Se quiser visite também o Centro Hípico de Santa Maria onde pode aprender a andar a cavalo; participar em passeios, ou até aprender mais sobre os cavalos. Telefone: (+351) 916 354 930 ou 918 225 581

Parque da Fonte Férrea: Tem um pequeno lago, uma ponte, e é um sítio idílico durante a semana e um pouco confuso ao fim de semana e feriados. Tem ainda uma zona de barbecue e mesas para almoços ou ar livre e espaço verde para piqueniques. É um local para observar flores, pássaros e outros animais. Leve o piquenique e relaxe.

O que fazer


Passeios de burro, birdwatching, passeios de jipe (www.passadadjerico.blogspot.com e tel. +351 969 196 514)

Paintball Zona Extra (Tel. +351 916 462 473) no Campo Aventura em São Brás de Alportel, Cerro do Alportel

Três percursos pedestres: Entre Vales, Fontes e Memórias da Serra do Caldeirão; Barranco das Lajes (pequena rota); e Caminhos e Encruzilhadas de ir à Fonte.

Via Algarviana: Grande Rota Pedestre com cerca de 300km que atravessa 11 municípios do Algarve (com valor ecológico e paisagístico) com 12 novos percursos pedestres. Pode fazer caminhadas, mas também é usado para BTT, bicicletas e passeios equestres. Mais informações: www.viaalgarviana.org

Percursos Pedestres ou BTT em S. Brás de Alportel: Passeio ao Poente no Crepúsculo da Soalheira (9,3Km); Passeio no Vale por Caminhos de Almocreves (28,3Km); e Percursos de BTT no concelho de S. Brás de Alportel (20Km e 26Km). Mais informação em www.cm-sbras.pt

Percursos pedestres sinalizados na Aldeia de Parises: Memórias da Serra do Caldeirão e Cerro da Ursa e Lages.

Monte dos Marafados (Tel. +351 964 397 459): escalada, tiro com arco, jogos tradicionais, insufláveis, golfe, orientação, caça ao tesouro, etc. Para todas as idades.

Quinta do Peral - Centro de Interpretação e Educação Ambiental de São Brás de Alportel. Fica na antiga Escola Primária do Peral e convida a conhecer o meio campestre. Podem conhecer e dar de comer aos animais, ajudar na lavoura, hortas e pomar, ajudar na cozedura do pão e no fabrico de compotas. Também são ensinados no Cantinho da Compostagem valores ecológicos. Tem parque de merendas onde pode fazer piqueniques. Informações: +351 289 845 420.

Miradouros

  • Miradouro das Castanhas, a 330m de altitude.
  • Miradouro do Alto da Arroteia, a 368m de altitude "Entre a serra e o mar".
  • Miradouro do Alto da Ameixeira, em plena Serra do Caldeirão. Tem parque de merendas e, ali perto, no sítio de Menta encontra uma lagoa.
  • Geopontos de Mesquita e Funchais.

O Geoponto de Funchais é um espaço privilegiado para avistar São Brás de Alportel e para conhecer melhor a pedra, um dos recursos naturais mais valiosos do território. Junto ao Geoponto fica localizado um HotSpot de Parapente.

Associação de Parapente do Algarve - Tel. +351 919 750 068 / +351 919 204 806. Também perto deste Geoponto encontra trilhos de BTT - atividade dinamizada pela Associação XDREAM. Tel. +351 913 408 179

A visitar

Igreja Matriz: Tem uma das mais belas vistas da região, diretamente para a serra e, ao fundo, o mar. É um ex-libris do concelho e a sua primeira referência é de 1518. Pode ser visitado o seu interior, com o batistério - com retábulo em mármore - ao estilo neoclássico, único na região algarvia.

Capela de Alportel: Capela de finais do século XIX e início do século XX.

Palácio Episcopal: Antiga residência de veraneio dos Bispos do Algarve e que vai albergar o Centro de Artes e Ofícios. Atente no Passo da Paixão, contíguo ao Palácio Episcopal, com um frontão do século XVII.

Mercado Municipal de São Brás de Alportel: Aos sábados acontece o Mercadinho de Produtores com 40 bancas de produtos vindos diretamente das hortas locais. No último sábado de cada mês há workshops gastronómicos.

Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha: A Calçadinha é uma antiga estrada romana que ainda conserva vestígios em S. Brás de Alportel. Os vestígios arqueológicos podem ser encontrados em dois troços: a via partia da cidade de Ossonoba (atual Faro) e passava pelas vilas romanas de Milreu (em Faro) e de Vale Joio (S. Brás/Faro). Marcações de visitas: 289 840 004.

Antes de se lançar no percurso da Calçadinha, tenha mais informação no Centro Explicativo, que fica na Rua do Matadouro. No interior pode descobrir mais sobre os vestígios de uma civilização, com muitos séculos, que outrora aqui habitou.

Museu do Trajo do Algarve: No exterior, tem um bar de apoio com esplanada, várias carruagens antigas para visitar assim como um poço de água que continua a funcionar.

No interior do edifício, que é um antigo palacete, são as roupas que contam a História local. Além dos trajos expostos, que representam classes sociais diferentes e de séculos passados, tem também decoração da época e alguns objetos que mostram como se vivia nesta região. Tem ainda uma brincadeira genial: roupas que pode vestir, num minuto, só para posar para a fotografia. Tanto para adultos como crianças. No edifício ao lado do Museu está uma outra mostra permanente da Rota da Cortiça. Conta com a explicação da rota e também mostra objetos de agricultura e da exploração da cortiça.

Rota da Cortiça: É na Serra do Caldeirão que nasce uma das melhores cortiças do mundo inteiro. É possível fazer visitas que o levam numa Rota da Cortiça em S. Brás de Alportel.

Existem itinerários para os mais novos (entre os 6 e 12 anos) com atividades; para o jovens entre os 13 e os 18 anos, com "Cortiça Radical" que alia a vertente educativa a desportos radicais; para seniores, com uma viagem tranquila pelo mundo da cortiça, em plena natureza.

A Rota da Cortiça é uma viagem com seis pontos: começa na Sala de Interpretação da Rota da Cortiça, no Museu de São Brás; partida para a Serra do Caldeirão; pelo caminho visitam-se aldeias pitorescas do barrocal; visita a uma fábrica; explore o Pólo do Conhecimento no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentado. Site: www.rotadacortica.pt

Festas em São Brás de Alportel

  • 2 de Fevereiro: Feira de São Brás.
  • Domingo de Páscoa: Procissão das Tochas Floridas, com a vila toda engalanada e cheia de flores.
  • Durante a tarde, no adro da Igreja Matriz, vendem-se os doces regionais.
  • Último fim de semana de julho: Feira da Serra (do Caldeirão) com artesanato, gastronomia e animação.