Também é em Vila Nova de Gaia que estão as caves do Vinho do Porto, com as portas abertas para provas e para contar a história do famoso néctar que vem da região do Douro, para estagiar nestas caves.

Comece a visita por subir ao Mosteiro da Serra do Pilar para ter uma vista panorâmica sobre o rio Douro e também apanhando os centros históricos das cidades do Porto e de Gaia. Daqui de perto sai o teleférico que vai até ao Cais de Gaia, num percurso de 600 metros. Aproveite a vista e relaxe depois de frente para o rio, enquanto bebe um cálice de vinho do Porto.

Aliás, o Cais de Gaia é um espaço que tem uma grande diversidade de restaurantes, cafés, lojas e bares. Tem uma vista privilegiada sobre o rio Douro e para a cidade do Porto.

A visitar

Capela do Senhor da Pedra

Pela marginal de Vila Nova de Gaia vai encontrar uma capela que parece estar em cima do mar. E está! A Capela do Senhor da Pedra foi construída, em 1686, sobre um rochedo junto do mar. Diz-se que o culto tenha origem num culto pagão, de caráter naturalista, dos povos pré-cristãos, e posteriormente foi convertido ao Cristianismo.

Capela do Senhor da Pedra, Vila Nova de Gaia
créditos: Lusa

Mosteiro de Grijó

O Mosteiro de Grijó foi inaugurado em 1574 e a data da primeira missa em 1626. Desde 1938 que é Imóvel de Interesse Público. A capela-mor tem um cadeiral de madeira e retábulo-mor de talha, de 1737, da autoria do mestre António Vidal, com um painel representando a Transfiguração de Cristo pintado em 1795 por Pedro Alexandrino. Está situado na Avenida Mosteiro de Grijó, Vila Nova de Gaia.

Caves do Vinho do Porto

No Centro Histórico de Vila Nova de Gaia, junto ao rio Douro, estão as caves de vinho do Porto onde, além de poder provar o famoso néctar, descobre a história do mesmo, que é trazido da mais antiga Região Demarcada do mundo: do Douro. Algumas caves têm espetáculos de fado a acompanhar as provas.

Mosteiro da Serra do Pilar

A igreja está no cimo de uma escarpa, de onde se tem uma magnífica vista sobre o rio Douro.

Vista aérea da cidade de Vila Nova de Gaia
créditos: Lusa

Convento Corpus Christi

Pode visitar esta capela, situada junto ao Cais de Gaia, de terça-feira a domingo das 10h00 às 18h00. O mosteiro foi fundado em 1345 e tem um cadeiral da primeira metade do século XVII. Estão aqui "sepultadas D. Leonor de Alvim, esposa do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, e sua avó, D. Maria Mendes Aboim, falecida em 1355 e fundadora do convento; também se encontra aqui a arca tumular de Álvaro Anes de Cernache, primeiro senhor de Gaia, que foi alferes da bandeira da Ala dos Namorados na batalha de Aljubarrota (1385)".

Casa Museu Teixeira Lopes / Galerias Diogo de Macedo

No centro de Vila Nova de Gaia, pode visitar a casa e o ateliê de António Teixeira Lopes (1866-1942)- um dos maiores escultores portugueses de todos os tempos. A Casa-Museu fica Rua Teixeira Lopes, 32, Vila Nova de Gaia.

Casa da Cultura / Casa Barbot

O edifício é tido como um exemplo único de Arte Nova em Vila Nova de Gaia. É aqui que funcionam os serviços do Pelouro da Cultura da Câmara de Gaia, e tem uma área onde exibe exposições e acolhe outro tipo de eventos como debates, colóquios, seminários, workshops, lançamento de livros e momentos musicais. Fica na Avenida da República, 590, Santa Marinha, Vila Nova de Gaia.

Igreja de Santa Marinha

Foi construída no século XV e restaurada em 1745, por Nicolau Nasoni. No seu interior, sobressai o altar em talha dourada, com pinturas do século XVIII. Fica no Largo Joaquim Magalhães, Paróquia do Candal, Vila Nova de Gaia.

Passeios Educativos

Parque Biológico de Gaia

Este é um equipamento de educação ambiental com percurso de descoberta da natureza - com o rio Febros dentro do recinto do parque (que atravessa 35 hectares) e animais para visitar. Tem também bar/restaurante e local próprio para autocaravanas.

Morada: Rua Cunha, Avintes, Vila Nova de Gaia. Telefone: +351 227 878 120

Lontra no Parque Biológico de Gaia
créditos: Lusa

Zoo Santo Inácio

Diz ser o maior e mais verde parque zoológico do norte do país. "A sensibilização para a proteção da vida selvagem e o bem-estar dos animais são a principal preocupação do Zoo Santo Inácio".

Morada: Rua 5 de Outubro, 4503, Avintes, Vila Nova de Gaia. Telefone. +351 227 878 500

Estação Litoral da Aguda

A ELA (Estação Litoral da Aguda) está localizada na praia da Aguda, uma pequena aldeia piscatória na costa atlântica do norte de Portugal. O edifício tem três vertentes: Museu das Pescas; Aquário que mostra a fauna e a flora aquáticas locais; Departamento de Educação e Investigação.

Morada: Rua Alfredo Dias, Praia da Aguda, Arcozelo, Vila Nova de Gaia, Portugal. Telefone: +351 227 536 360

Reserva Natural Local do Estuário do Douro

A reserva tem início na margem sul do Rio Douro, na Afurada, e termina na zona arenosa do Cabedelo. É precisamente nesta última que se concentra o maior número de aves.

O que fazer

Golfe

Existem dois campos de golfe em Vila Nova de Gaia: Clube de Golfe de Miramar (Morada: Avenida Sacadura Cabral, Miramar, Vila Nova de Gaia. Telefone: +351 227 622 067) e o Golfe da Quinta do Fojo (Morada: Quinta do Fojo, Canidelo, Vila Nova de Gaia. Telefone: +351 227 727 070)

Passeios de barco

A Douro Marina acolhe os barcos mas também promove passeios com a Feeldouro. Fica na Afurada e conta com espaços de lazer, lojas e cais para centenas de embarcações.

Douro Marina
créditos: Lusa

Cruzeiros no Douro

Há cruzeiros que partem do lado de Vila Nova de Gaia e outros do lado do Porto, junto à Ponte Luís I. Os barcos rabelos são os mais típicos já que representam as embarcações que traziam as pipas de vinho do Douro para as caves, através do rio Douro.

Comer peixe fresco

Na piscatória freguesia da Afurada pode aproveitar para provar o peixe fresco, num dos seus restaurantes tradicionais.

Lancha para a outra margem

Na Afurada pode atravessar o rio para a outra margem, no Porto, numa tradicional lancha (1€/trajeto).

Ciclovia

Aproveite ainda a ciclovia, junto ao rio e mar, que tanto tem pista para bicicletas como quem vai passear e correr. Assim, pode ir em toda a marginal de Vila Nova de Gaia, a mirar o mar.

Festas Populares


- Romaria de S. Gonçalo e S. Cristóvão | Mafamude e Santa Marinha | 1.º domingo depois do dia 10 de janeiro
- Romaria do Senhor da Pedra | Alameda do Senhor da Pedra – Gulpilhares | Domingo anterior às comemorações do Corpo de Deus (entre maio e junho)
- Festa de S. João | Todo o concelho
- Festa de São Pedro da Afurada | 29 de junho e 1º domingo de julho
- Festa da Nossa Senhora da Saúde | Monte Murado - Carvalhos – Pedroso | 15 de agosto
- Festa da Broa de | Avintes | Primeira quinzena de setembro