Este é o resultado da minha viagem à Madeira como convidado do Discovering Madeira, o portal de referência para marcar férias na Madeira. Rita Galvão foi a mulher por trás deste projecto, e a minha mentora pessoal durante a estadia na ilha, que é sem dúvida o jardim do Atlântico.

Imagine que quer visitar a Madeira e que tem lá um amigo que lhe dá uma lista de dicas valiosas, vindas de quem conhece os segredos do arquipélago tão bem como as palmas das suas mãos. É isto que a Rita e a sua equipa fazem todos os dias. Recomendam actividades a não perder, os restaurantes onde encontrar sabores genuinamnte portugueses e tropicais, e os alojamentos que vão tornar a sua estadia ainda mais memorável.

Os melhores hotéis da Madeira

Belmond Reid's Palace, no Funchal

O Belmond Reid's Palace Hotel fica nuns jardins subtropicais que dão para o Oceano Atlântico e é, desde há mais de um século, “o sítio” para apanhar sol e relaxar. Os seus jardins subtropicais são conhecidos internacionalmente, e agora conta também com um spa escondido entre as árvores. Ao longo dos anos, o Reid´s tem afinado a arte de mimar cada um dos seus hóspedes. Sejam crianças ou pessoas de idade, adolescentes à procura de diversão ou adultos na casa dos 30 com a pancada do desporto, tanto dentro como fora dos terrenos do hotel há actividades para os manter entretidos ao longo de todo o ano.

Porto Bay Porto Mare, no Funchal

O Hotel Porto Bay Mare fica no centro do resort Vila Porto Mare e beneficia de todas as comodidades deste. Os quartos juntam a vista para o oceano a jardins tropicais. Tem quatro restaurantes, seis bares, cinco piscinas, um SPA, instalações desportivas e para crianças... Os 13,400m² de jardins do Vila Porto Mare são o berço de um dos oásis botânicos mais interessantes da Ilha da Madeira. Os jardins subtropicais, com mais de 500 espécies únicas e identificadas, tornam este espaço num verdadeiro paraíso. Descubra o nosso pequeno segredo... o recanto das orquídeas!

Hotéis - Porto Bay Porto Mare
créditos: DR

Vine Hotel, no Funchal

Um hotel com alma, tal como um bom vinho. O Vine Hotel é sofisticado e luxuriante. Trata-se de um boutique hotel que recebeu o prémio “World´s Leading Design Hotel”, e que é ao mesmo tempo simples e discreto, mesmo ao seu gosto. Um mergulho na piscina panorâmica, uma sessão de vinóterapia no spa ou um jantar gourmet com vista para a cidade são apenas alguns dos prazeres que o esperam no Vine.

As melhores experiências da Madeira


Se escolheu a Madeira como destino de férias, certifique-se de que explora a ilha da melhor forma possível! Seleccionei algumas experiências que me ensinaram mais sobre a vida na Madeira, mas também pode ver outras aqui:

Passeio vinícola e gastronómico no Funchal

A bonita cidade do Funchal esconde um passado de histórias e sabores que pode descobrir nas suas ruas e becos. Junte-se a nós no Tour Vínico da Madeira pela cidade do Funchal e fique a conhecer a gastronomia, a história, a arquitectura e, claro, os vinhos da ilha! Vamos levá-lo a provar a gastronomia mais tradicional e autêntica de alguns restaurantes, produtores de vinho e do mercado local.

Mergulho na Madeira

Se gosta de mergulhar em águas quentes e transparentes, com uma visibilidade de 50 metros, não perca esta oportunidade de descobrir a vida marinha. Mantas, garoupas, moreias e barracudas são algumas das espécies que poderá ver. Existem algumas marinas com boas infraestruturas, por isso, se estiver a navergar no Atlântico, não irá arrepender-se de ancorar aqui durante uns dias para usufruir da ilha. Esperamos que tire partido de todas as experiências que o nosso Oceano tem para lhe oferecer!

Experiências - Mergulho
créditos: DR

Andar de iate

É possível fretar um iate na Madeira, com um serviço altamente personalizado e adequado às exigências deste pequeno nicho de mercado topo de gama. A Madeira tem um mar muito estável, vento constante, águas transparentes e vistas arrebatadoras, o que torna esta ilha num dos sítios mais fantásticos do mundo para andar à vela, como desporto ou em lazer.

As melhores experiências gastronómicas da Madeira

Restaurante UVA – The Vine

Como o próprio nome indica, o elemento principal deste restaurante é o vinho. Com uma vista panorâmica incrível sobre a cidade do Funchal, o UVA faz justiça aos prazeres da mesa e oferece a todos os seus clientes uma cozinha que enaltece a autenticidade dos produtos regionais. Antoine Westermann, um chef com 3 estrelas michelin reconhecido internacionalmente, foi o responsável por lançar a excelência desta cozinha. O Chef Thomas Faudry, seu ajudante fiel, acompanhou sempre o “grande chefe” e é também responsável pela reputação incontestável do UVA. Cabe-lhe trazer os produtos mais frescos e deliciosos do mercado regional da Madeira, que são depois combinados elegantemente com influências francesas.

Experiências gastronómicas -  Restaurante UVA – The Vine
créditos: DR

Restaurante Il Gallo d'Oro

Este é o restaurante gourmet do hotel de 5 estrelas Cliff Bay, do grupo Porto Bay. A cozinha é liderada pelo chef Benoit Sinthon desde 2004. Em 2009, o Il Gallo d´Oro recebeu a primeira e única estrela Michelin atribuída na Madeira, um prémio que conseguiu renovar todos os anos desde então. A cozinha mediterrânica quintessencial e as influências ibéricas, juntamente com produtos regionais chave e ingredientes de alta qualidade de outras regiões da Península Ibérica, definem a essência do Il Gallo d'Oro. A lista de vinhos, que oferece 300 opções, foi premiada em 2013 com um brilhante segundo lugar no Concurso Nacional de Vinhos. É um dos parceiros dos Wine Tours Madeira.

Chá no Hotel Reid's

O Belmond Reid's Palace Hotel, situado em jardins subtropicais que se debruçam sobre o Oceano Atlântico, é desde de há mais de um século sinónimo de hospitalidade de luxo na Madeira. Este hotel secular romântico, histórico e recheado de histórias, tem uma localização idílica no topo de uma magnífica falésia. Entre os seus hóspedes contam-se Winston Churchill e Bernard Shaw, para referir apenas alguns nomes. O hotel está rodeado por 4.05 hectares de jardins subtropicais, com mais de 500 espécies de árvores e flores de todo o mundo. O chá no Reid's é sempre um momento especial.

Os melhores miradouros da Madeira


Fanal – Laurissilva

Já imaginou como é que seria passear numa floresta antes de surgir a civilização? Sim, isso existe, mas tem de vir à Madeira para ver com os seus próprios olhos. A laurissilva tem mais de 15 milhões de anos e a Madeira é a maior detentora deste tipo de floresta. Além disso, tem-se mantido assim desde que o primeiro Australopithecus apareceu à face do planeta, e não apenas isso, esta floresta é de uma beleza extraordinária!

Passeios - Fanal – Laurissilva
créditos: DR

Classificada como Património Natural da Madeira, a floresta Laurissilava foi distinguida pela UNESCO em 1999 pela sua riqueza, diversidade e conservação. O nome Laurissilva vem de 2 palavras latinas - “lauris” e “silva” - que significam louro e floresta. A zona do Fanal é especialmente fascinante por ser uma pequena caldeira vulcânica, classificada como “Reserva de Silêncio e de Paz” pelo Parque Natural da Madeira. É um lugar fabuloso onde pode encontrar exemplares imponente e seculares deste tipo particular de árvore.

Pico Ruivo

O pico Ruivo é um "must" da Madeira, pelo simples motivo de ser o ponto mais alto da ilha e o terceiro mais alto de Portugal, a 1862 metros acima do nível do mar. Localiza-se no concelho de Santana e, por motivos de conservação, está classificado como Reserva Natural, pelo que há pouca presença humana por lá. Se procura umas férias cientificas, não se pode esquecer de levar o equipamento necessário para observar os pássaros que fazem do Pico Ruivo o seu habitat. É fácil ver espécies como o melro, o bis bis, o tentilhão, a perdiz e o pintarroxo. Quanto à flora, como o terreno é rochoso as espécies dominantes são o musgo e a urze.

Passeios - Pico Ruivo
créditos: DR

Fajã dos Padres

A Fajã dos Padres é uma ilha dentro da ilha. Aninhada na base de uma falésia com 250 metros de altura, situa-se na costa Sul da Madeira, a pouco mais de 10 minutos de carro do Funchal. A Fajã (termo local para este tipo de geologia), tem a sua abertura principal a Sul, permitindo o acesso fácil ao mar através de uma praia estreita e rochosa, que forma uma pequena baia no centro. Este pequeno paraíso tem uma história que vem da época da colonização da ilha da Madeira.

Ao longo dos tempos, a Fajã dos Padres serviu como residência de verão para os jesuítas. É também o território de referência para a produção de vinho da Madeira, e foi onde as primeiras uvas da famosa casta Malvasia foram plantadas. Hoje em dia, o vinho da Madeira ainda é produzido nesta quinta, nas mesmas vinhas que foram plantadas pelos jesuítas. A Fajã oferece estadias em casas boutique e conta com um restaurante que serve comida local. É um dos parceiros do Wine Tours Madeira, projecto irmão do Discovery Madeira.


Nota: Estive na Madeira durante uma semana a convite do Discovering Madeira e desenvolvi este guia. Todas as opiniões são minhas.