No início deste ano, o site da aplicação PhotoAiD, decidiu entrar em contacto com mais de 1.000 americanos e perceber qual era a sua opinião sobre este assunto polémico.

Descobriu com o inquérito que a maioria dos passageiros está disposta a pagar mais, por um pouco de paz e sossego durante o voo. A pesquisa mostrou que 64% dos viajantes pagariam entre 10% e 30% a mais por um voo exclusivo para adultos. Mais os homens (85%), do que as mulheres (82%).

Sondagem PhotoAid
créditos: PhotoAid

Até aqueles que já são pais concordaram com a ideia de voos sem crianças, com 83% dos inquiridos  a dizer que pagariam mais por esse privilégio. Aparentemente porque se alguém  pagou um bom dinheiro para tirar férias longe dos seus próprios filhos, certamente não quer ouvir os gritos dos filhos dos outros durante um voo.

No entanto, é bom lembrar que um voo sem crianças não garante de todo uma experiência de voo pacífica. Afinal, há muitos passageiros adultos que são irritantes ou mal educados e que como companheiros de assento podem transformar toda a viagem num inferno.

Isso foi tido em conta no estudo da PhotoAiD, e a maioria das pessoas respondeu que preferia  sentar-se ao lado de uma “criança a chorar ou a comportar-se mal” do que de um “adulto rude, que falasse alto ou fosse pouco asseado”.

Os que são contra a ideia de voos sem crianças apontam como principais razões para isso o fato de a questão não ser sequer um problema; de considerarem a opção desnecessária e que não justifica o custo extra, ou entenderem que esta é uma opção discriminatória.

"Zonas de assentos sem crianças", parece ser uma opção de meio termo, mais bem aceite, com muitos dos inquiridos que são contra a ideia de voos sem crianças a concordar que as companhias aéreas poderiam pelo menos reservar um certo número de filas na cabine do avião apenas para adultos. Na verdade, isto é algo que algumas companhias aéreas como a Air Asia X e a Malaysia Airlines já oferecem.

E você, de que lado se posiciona neste tema? Gostaria de ter esta opção? Seria capaz de pagar mais por um voo sem crianças?