Na semana de 14 a 20 de novembro decorre a La Settimana de Baratto (a semana da troca), uma ideia criada em 2009 pelos responsáveis do site de marcações www.bed-and-breakfast.it.

Atualmente aderem à iniciativa milhares de B&B's italianos. Mas desde o seu início que a ideia foi um sucesso. A única condição para ter acesso a uma estadia grátis é trocá-la por bens e serviços.

Para saber que bens e serviços pode oferecer, basta consultar o site e verificar quais as listas que os próprios B&B´s colocam à disposição dos futuros clientes. Bens como comida típica, coleção de DVD´s, doces caseiros, são alguns exemplos. Em termos de serviços, pode ajudar na jardinagem, na canalização ou até mesmo dar aulas de música. Qualquer um deles irá ser de certeza bem recebido pelo proprietário do B&B. Também pode fazer as suas sugestões diretamente aos B&B´s aderentes.

Para ter uma ideia, os pedidos mais frequentes dos B&B´s estão relacionados com serviços que contribuem para a melhoria das instalações (19%) ou apoio na comunicação e marketing (15%).

Do lado dos viajantes, 37% oferecem-se para ajudar nos projetos de comunicação (fotografia e vídeo), traduções e gestão nas redes sociais. Depois há também quem ofereça aulas para diversas atividades ou apoio em reparações.

Como indica o testemunho de um viajante que já aproveitou esta semana da troca em anos anteriores, "Só tive de levar comida típica do meu país (França)".

Além de ser uma forma bem económica de visitar um país ou uma cidade, a semana da troca também contribui para a criação de uma grande rede de novas relações e amizades.