A Associação de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT) realizou a apresentação pública dos roteiros autoguiados do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) na plataforma Walkbox.

Seguindo a lógica de criar ferramentas e condições para qualificar e promover o turismo de natureza no território, o PNRVT aderiu à plataforma portuguesa Walkbox, uma aplicação inovadora de roteiros pedestres autoguiados, que pretende melhorar as experiências de visitação dos lugares.

Os roteiros autoguiados abrangem os cinco municípios que integram o PNRVT (Mirandela, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães, Alijó e Murça) e integram 12 percursos pedestres, três rotas de birdwatching e cinco rotas temáticas.

Os 20 roteiros autoguiados produzidos em português, inglês, francês e espanhol incluem 576 pontos de interesse documentados em pormenor com textos originais, 59 notas de orientação no mapa, 650 fotos originais de grande qualidade, mapas exclusivos fáceis de usar, audioguia automático por aproximação aos pontos de interesse e operação 100% offline, entre outros.

Os 12 percursos pedestres autoguiados desenvolvem-se ao longo dos 140kms de trilhos homologados já demarcados pelo PNRVT. As três rotas de birdwatching são de cariz essencialmente rodoviário e desenvolvem-se pela zona central, norte e sul do PNRVT, com navegação integrada entre pontos de interesses. As rotas temáticas, também de cariz rodoviário e com navegação integrada, incluem a Rota da Água, a Grande Rota, a Rota dos Miradouros, a Rota do Património e o Guia de Astroturismo.

Os roteiros do PNRVT são de utilização gratuita na plataforma Walkbox e vão permitir aos residentes locais, visitantes nacionais e turistas estrangeiros descobrirem a beleza da região do Vale do Tua de uma forma autónoma, envolvente e sustentável.

O diretor do PNRVT, Artur Cascarejo, sublinha a importância de apresentar “um produto estruturado. No parque temos três grandes focos: o pedestrianismo, o birdwatching e o astroturismo e esta aplicação incluiu estes produtos e muito mais”, refere. O mais importante, para o diretor, é a possibilidade da Walkbox funcionar offline, “que dá total autonomia ao utilizador sem estar dependente do acesso à rede”, defende.

A aplicação possui ainda algumas particularidades úteis, como por exemplo indicar os locais de estacionamento mais adequados, ou ligação direta para o 112 e para o 117, podendo automaticamente pedir ajuda ou reportar algum foco de incêndio.

O PNRVT vai distribuir pelos agentes turísticos locais, postos de turismo e serviços municipais, flyers e cartões, com um código QR para os visitantes poderem descarregar e usar a aplicação.