Apesar de serem associadas a um local para luas de mel e casais, as Maldivas são também o destino ideal para quem é solo traveler, nómada digital ou simplesmente para passar uns dias com amigos ou família. Não precisas de ir para resorts quando podes ir para uma das ilhas locais e viver a verdadeira Maldives life em low budget.

Já existem muitas ilhas locais que estão abertas para o turismo, mas muitas delas já são tão conhecidas que acabam por ser mais turísticas do que os resorts.

Para que possas ter uma verdadeira experiência e aproveitar este país ao máximo, trago-te uma sugestão de ilha local: a ilha de Dharavandhoo, localizada na baía de Atool e reserva mundial da Unesco.

Para chegares a esta ilha precisas de apanhar um barco público desde Malé. Existem barcos todos os dias, menos à sexta-feira, e em dois horários diferentes: um logo às seis da manhã e outro por volta do meio-dia. Podes reservar o teu lugar através da guesthouse onde vais ficar e tem um custo de cerca de 83 euros ida e volta.

Eu fiquei no Biopshere Inn, uma guesthouse no coração desta pequena ilha. Os quartos são espaçosos e confortáveis e o pequeno-almoço está incluído no preço. É um local bastante familiar e modesto, onde todo o staff vai fazer os possíveis para te proporcionar a melhor experiência.

Como não existem muitas opções de restaurantes na ilha, podes também fazer aqui o resto das tuas refeições por preços bastante acessíveis. Além disso, o Biosphere Inn também oferece várias atividades que vão ficar para sempre na tua memória. Podes escolher entre snorkeling, scuba diving, pesca ao pôr do sol, e a minha preferida: picnic numa praia deserta.

Esta ilha também é famosa pela enorme quantidade de mantas e raias que podes ver entre os meses de maio a novembro. Além das mantas, podes também nadar com tubarões-baleia durante esta época.

Tal como outras ilhas locais, tens praias assinaladas onde os turistas podem estar de biquíni e outras onde tens de respeitar os costumes e tradições deste país. Outro ponto importante das ilhas locais é que é proibida a venda de álcool em qualquer sítio.

A ilha de Dharavandhoo é tão pequenina que te podes deslocar de bicicleta ou mesmo a pé. Vais poder presenciar a cultura local enquanto vês crianças a sair da escola e rapazes a jogar vólei na praia.

Viajar para as Maldivas sem passar pelos típicos resorts? É possível e hoje mostro-te como
créditos: Rita Pereira

O pôr-do-sol é outro ponto alto desta tua visita às Maldivas. Por ser uma ilha local, vais poder usufruir deste momento sem a presença de outras pessoas enquanto ouves o som dos passarinhos. E à noite podes também aproveitar para te deitar na areia enquanto vês as estrelas.

Nunca tinha tido curiosidade de ir às Maldivas porque, tal como tu, também achava que era um destino apenas para casais em lua de mel. E a verdade é que neste momento as Maldivas estão no top 3 dos meus países preferidos, por isso não deixes de dar uma oportunidade a este local mágico e onde vais ter experiências únicas.

Segue as minhas aventuras mais recentes no Instagram