Não surpreende que a  Hot Water Beach ou Praia da Areia Quente seja uma das praias mais populares da Península de Coromandel, na Nova Zelândia. Desde que aqui foi descoberta uma fonte termal que sobe à superfície quando se escava o areal, a sua popularidade nunca mais parou de crescer.

Como se explica a água quente?

A água é aquecida por uma intrusão vulcânica — um corpo de rocha ígnea que se cristalizou no interior da crosta terrestre — 2 km abaixo da superfície. Esta rocha tem uma temperatura de  170°C e é o remanescente de vulcões riolíticos que entraram em erupção entre 5 e 9 milhões de anos atrás. Por cima da rocha encontram-se grandes reservatórios de água doce que sobem à superfície através de rachas e fissuras criadas pela falha geológica de Orua, a falha geológica responsável pelas erupções vulcânicas.

A água quente que sobe pela areia é doce e às vezes sai a borbulhar, não porque esteja a ferver, mas porque liberta dióxido de carbono. Estas nascentes tem uma vazão entre 10 e 15 litros por minuto e podem chegar a atingir temperaturas de até 64º C. 

Como chegar a Hot Water Beach 

Hot Water Beach está localizada na Península de Coromandel, na Nova Zelândia e pode ser facilmente visitada a partir de Auckland.  As cidades mais próximas são Tairua e Hahei. 

De carro, dependendo do trânsito, a viagem a partir de Auckland leva cerca de 2 horas. Quem não tem carro pode ir de transporte público apanhando um autocarro de Auckland para Tairua.

Alternativamente, pode marcar uma excursão até à praia num dos muitos operadores turísticos de Aukland. 

Como cavar a sua piscina térmica na praia

Para encontrar a zona de água quente, o banhista deve dirigir-se às rochas no extremo sul da praia e cavar quando estiver a 2 horas da maré baixa pois esta é a altura em que a maré desce o suficiente para expor a área de areia com a água quente por baixo. 

Não se preocupe em trazer uma pá porque pode alugar uma nos cafés locais.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram