1 - Homens mais fortes da Península Ibérica no Porto


É na Praça dos Poveiros que a competição vai começar, no dia 13 de agosto, com a presença dos homens mais fortes da Península Ibérica. As provas, como levantamentos de carros e puxar camiões, começam às 15h00 e decorrem até às 17h00.

No dia 15 de agosto, a demonstração de força passa para a Alfândega do Porto. Espetáculo em grande será a puxada de uma nau, do século XXI, no dia 15 de agosto, que estará aportada em Miragaia, frente ao Museu Interativo e Parque Temático dos Descobrimentos.

2 - Free Walking Tours pela Simply B


São duas horas e meia de passeio pela cidade que dá a conhecer os usos e costumes, destacando os pormenores históricos, monumentos e obras de arquitetura. Passa por São Bento, Praça da Liberdade, Clérigos, Cordoaria, Igrejas, Aliados, Santa Catarina, Sé, ponte Luís I, Cais de Gaia, Jardim do Morro, Ribeira, Miragaia, rua das Flores e mais! E é grátis, claro! Funcionam todos os dias às 10hh e às 15h30, mas tem de se inscrever antes: +351 92 742 98 70.

3 - Concertos na Casa da Música


O programa Verão na Casa tem concertos de entrada livre junto do Café da Casa da Música, no exterior. Os espetáculos gratuitos de agosto são de Diogo Aranha (dia 5, 22h00), YB Solo Project (dia 6, 22h00), Mariana Vergueiro (dia 11, 21h30), Rui Oliveira (dia 12, 22h00), Los Waves (dia 13, 22h00), Nega Jaci (dia 18, 21h30), Ela Vaz (dia 19, 22h00), Saulo Haikal (dia 20, 22h00), Liftoff (dia 25, 21h30), Fado Violado (dia 26, 22h00) e Filho da Mãe (dia 27 de agosto, 22h00).

Mais de 60 concertos de entrada livre no ver
Casa da Música créditos: Lusa

4 - Cinema no Museu Soares dos Reis


Durante o mês de agosto as “5ªs à NOITE no MUSEU” vão ser dedicadas ao Cinema ao Ar Livre numa parceria com a Medeia Filmes. O programa começa às 18h30 com visita guiada ao Museu e às 22h00 começa a sessão de cinema (há uma pausa para jantar que pode fazer dentro do museu ou sair e tornar a entrar). Inscrições: 22 339 37 70.

5 – Jardim das Virtudes


Até 3 de setembro, as Lazy Sessions regressam às Virtudes. Todos os sábados, das 15h00 às 20h00, há música ao ar livre num dos mais bonitos miradouros da cidade do Porto. É só aparecer.

6 - Exposições de fotografia na ex-cadeia


A entrada no Centro Português de Fotografia (CPF), que fica na Cordoaria, é sempre grátis. Além das exposições, atente no edifício histórico que já foi uma prisão. Nesta ex-Cadeia e Tribunal da Relação estiveram presos nomes conhecidos, como foi o caso de Camilo Castelo Branco, acusado de adultério. Aqui começou a escrever o livro “Amor de Perdição”.

Horário de agosto (algumas salas estão fechadas devido a obras no CPF): segunda a sexta-feira, 10h00-18h00; sábados, domingos e feriados, 15h00-19h00.

7 - Festival Varandas


A 5ª edição do Festival Varandas está de volta, ao Porto, com apresentações todas as sextas-feiras, às 22h00, de 5 a 26 de agosto. Este ano, o evento tem como tema “Destinos”, ou seja, viagens feitas através da música, teatro e poesia que trazem sonoridades e culturas de Portugal e de outros países, o que tornará este Varandas o mais internacional de todas as edições. Saiba mais aqui.

8 - Jardim do Palácio de Cristal


Pode ir passear para os jardins do Palácio de Cristal que é gratuito, mas aproveite também o facto de haver concertos de entrada livre. As Porto Sunday Sessions vão ter quatro sessões em agosto, nos jardins do Palácio de Cristal, entre as 16h00 e as 20h00, para umas tardes de domingo completamente diferentes:

- 7 de agosto: The Acoustic Foundation (ao vivo) e Curly Mess (DJ set);
- 14 de agosto: Fado em Trio (ao vivo) e Manel Pacheco Miranda (DJ set);
- 21 de agosto: João Páris (ao vivo) e Sr. Guimarães (DJ set);
- 28 de agosto: Mia Passo (ao vivo) e Maria Gambina (DJ set).

Jardim do Palácio de Cristal
Jardim do Palácio de Cristal créditos: Lusa

9 – Música no Coreto


O coreto do Jardim do Passeio Alegre vai ter animação musical durante algumas datas de agosto. A 7 de agosto atua o Grupo de Cavaquinhos do Porto, no dia 14 é a vez da Contrabanda e, finalmente, no dia 15, sobe ao coreto a Banda Marcial da Foz do Douro. Os concertos começam às 17h00 – todos com acesso livre.

10 - Visitas de Arte Urbana


Aos sábados e domingos de agosto, a PortoLazer vai promover visitas guiadas pedestres por algumas das mais recentes intervenções do programa de Arte Urbana do Porto. As visitas são conduzidas por alunos da Escola Superior de Educação do Porto do Instituto Politécnico do Porto.

No primeiro e no último sábado de agosto, as visitas são precedidas por uma conversa com autores dos murais, nomeadamente, Third, no dia 6 de agosto, e Frederico Draw, a 27 de agosto.

Apesar de gratuita, deve inscrever-se pelo email stopandgo@portolazer.pt, com nome e contacto dos participantes (no máximo, dois por inscrição), assim como o dia e o horário pretendidos (11h00 ou 17h00).