E nem sempre são só os passageiros a fazer perguntas "sem nexo". Também os amigos e os conhecidos por vezes lembram-se de fazer perguntas idiotas. O truque é respirar fundo e seguir em frente.

A Thrillist falou com várias profissionais e fez o levantamento das perguntas que mais "ofendem" as assistentes de bordo. Senão quer tirar nenhuma assistente de bordo do sério e ir para a "lista negra", tome nota das perguntas mais inconvenientes e evite fazê-las.

Tenho pressa. É possível pedir aos outros passageiros para ficarem sentados para eu conseguir sair primeiro?

É provável que alguma assistente ou comissário já tenham acedido a este pedido, contudo, são situações raras...

Pode oferecer-me uma bebida?

As assistentes de bordo simplesmente não entendem porque alguns passageiros esperam receber bebidas grátis… E, depois de perguntar, é provável que tenha diminuído ainda mais a hipótese...

Posso utilizar a casa de banho da primeira classe?

Ao site Thrillist, uma assistente de bordo explica que a única diferença entre a casa de banho da primeira classe e da classe económica é a fila de espera. Como os passageiros da primeira classe pagaram três vezes mais para não terem de esperar muito tempo para ir a casa de banho, percebe-se que os passageiros da classe económica não tenham acesso a estas casas de banho... Perguntar para quê?

Deve ser complicado para si ter uma relação, não?

Para as assistentes e comissários de bordo deverá ser, com certeza, mais complicado do que para quem faz perguntas pessoais a alguém que acabou de conhecer... Acredita mesmo que vai ter uma resposta honesta se perguntar isto a um estranho?

Pode dar-me água para tomar um comprimido antes de sairmos do avião?

Se quer o copo com água mesmo antes de sair do avião para tomar o comprimido, talvez possa o fazer no terminal, não?

O avião vai onde?

Bem... Assistentes e comissários de bordo não são exatamente peritos em geografia - e esse nem o propósito do seu trabalho. Pode acontecer alguma ou algum saber onde exatamente onde estão, contudo, nem sempre é fácil, a partir das nuvens, identificar-se onde se está.

Posso mudar de lugar?

A resposta é sempre a mesma. Só depois do embarque, quando todos os passageiros estiverem sentados e as portas fechadas e caso exista algum lugar livre…  O melhor é esperar para perguntar. É que se mudar de lugar antes do embarque, vai estar a incitar o caos. E só de imaginarem um possível caos, as assistentes e comissários ficam fora do sério. A ideia é ter tudo sob controlo e embarcar a horas.

Posso “socializar” aí atrás?

Alguns passageiros, cansados de estarem sentados no mesmo lugar, acham boa ideia irem para a parte onde as assistentes de bordo estão sentadas para conseguirem relaxar um bocado entre o servir os passageiros e a limpeza da cabine.  Também não ia gostar que a assistente de bordo, quando estivesse aborrecida, fosse passar o tempo para o seu escritório enquanto está a trabalhar.

Há lugares vazios na primeira classe, posso sentar-me lá?

Há que ter consideração por quem pagou mais para ter mais conforto e qualidade no voo. Ao Thrillist uma assistente de bordo recorda que muitas vezes o lucro que a companhia aérea faz num voo provém dos bilhetes vendidos de primeira classe.

O meu voo é com conexão. Acha que vou conseguir?

A assistente de bordo dir-lhe-á que sim, mas na realidade ela não faz ideia.

Dá para viajar com o seu bilhete de família? Ou tem outro desconto especial que possa partilhar comigo?

Os bilhetes e os descontos especiais são para a família, amigos próximos e pessoas especiais, não para ex-colegas do secundário que retomam contacto via Facebook. Se se lembrou que tem uma ex-colega ou ex-colega a trabalhar como assistente ou comissário de bordo, é melhor nem tentar a sua sorte. Imagine as pessoas próximas que também têm interesse....

Consegue dar-me algumas dicas para comprar bilhetes?

Bem as assistentes voam de graça… É provável que não sejam as pessoas indicadas para dar dicas sobre onde conseguir voos mais baratos.

Qual é a sua rota?

Nem sempre as assistentes fazem o mesmo voo. Existe um horário para toda a equipa que lhes diz para onde vão...