A sala de provas da Quintas de Melgaço, produtor da região dos Vinhos Verdes, tem em exibição, durante o verão, a exposição de pintura “Tintas de Melgaço” assinada pela dupla Alua & Pólen. A inauguração está marcada para dia 25 de julho, e vai contar com a presença dos artistas plásticos para orientar um workshop gratuito aberto ao público.

Na tarde de sábado, das 14h às 18h, os visitantes vão poder participar numa pintura colaborativa, orientada por Manuel António e Paula Dacosta Ribeiro, o casal por trás do projeto artístico, testemunhando ao vivo todo o processo criativo - da ideia à tinta. Além do workshop, para completar a experiência, será servido um copo de QM Alvarinho, vinho bandeira do produtor, para degustação. 

Há alguns anos a viver em Castro Laboreiro, freguesia de Melgaço, Manuel António e Paula Dacosta Ribeiro têm-se dedicado à promoção da criatividade e da pintura na região. Individualmente foram distinguidos várias vezes por diferentes júris e associações artísticas portuguesas. Enquanto duo, asseguraram a criação de “O Túnel da Cor”, um painel com cerca de 75 mil azulejos que lhes valeu o prémio SOS Azulejo, na Ação Comunitária, em Lisboa.  

Esta iniciativa surge da vontade da Quintas de Melgaço de abrir as portas da adega ao público, como mote para conhecer o concelho. "Há muito para descobrir em Melgaço. Além do Alvarinho, ex-líbris da região, queremos mostrar a todos os visitantes a riqueza do nosso património, posicionando a região como um destino de enoturismo de eleição", refere Pedro Soares, administrador-delegado da Quintas de Melgaço.

No primeiro ano em que abre oficialmente ao público, a Quintas de Melgaço preparou uma agenda alargada de atividades para complementar a oferta de enoturismo. As provas de vinho harmonizadas com queijos e fumeiros de Melgaço, bem como os piqueniques em plena vinha podem ser desfrutados diariamente, mediante marcação prévia para o e-mail enoturismo@quintasdemelgaco.pt. 

De acordo com as indicações da Direção-Geral de Saúde de prevenção ao surto pandémico Covid-19, só se aceitam grupos com o máximo de 8 pessoas, para cumprimento das distâncias mínimas de segurança, e o uso de máscara é obrigatório. 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.