Os Jogos Olímpicos são o principal evento desportivo internacional em que milhares de atletas de todo o mundo participam numa variedade de competições. De acordo com manuscritos históricos existentes, os primeiros Jogos Olímpicos antigos foram celebrados em 776 AC em Olímpia. Eram dedicados ao deus grego Zeus e realizavam-se no mesmo local de quatro em quatro anos. Este período de quatro anos ficou conhecido como uma "Olimpíada".

Como tal, a Holidu, o motor de pesquisa para casas-de-férias, quis destacar o enorme valor dos atletas portugueses e com isso descobrir as cidades portuguesas com mais medalhas olímpicas.

A fim de realizar este estudo, foram agrupados os dados sobre os resultados obtidos por Jogos Olímpicos desde 1924 até hoje (Jogos Olímpicos de Tóquio 2020). Graças aos dados conseguidos através do Comité Olímpico Português e do site Wikipedia, conseguiu-se os nomes dos atletas, o seu local de nascimento, os Jogos Olímpicos onde a medalha foi ganha, bem como a modalidade. Depois de visto o local de nascimento dos atletas, foi possível atribuir a medalha a este mesmo local, originando assim a classificação das cidades portuguesas com mais medalhas olímpicas. Foram excluídos os jogos olímpicos de Paris de 1924 devido à falta de dados sobre os atletas. No caso de empate no número de medalhas, bem como o tipo de medalha, a classificação foi aleatória.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.