Diz-se que Arcos de Valdevez foi a terra “onde Portugal se fez”. A frase tem, claro, uma explicação histórica e remonta a 1141, quando Afonso Henriques, futuro rei de Portugal, invadiu e conquistou castelos em território galego, provocando a ira do seu primo Afonso VII, rei de Leão e Castela.

Os exércitos de Afonso VII avançaram sobre o Condado Portucalense, encontrando-se, frente a frente, em Arcos de Valdevez, para a batalha. No entanto, por mútuo acordo, o combate foi substituído pela realização de um torneio, que ficou conhecido como Recontro de Valdevez. Os portugueses saíram vitoriosos, permitindo assim a autonomia e a afirmação crescente do jovem monarca e a independência de Portugal. Por esse motivo, ainda hoje se utiliza a expressão “onde Portugal se fez” para se referir ao território de Arcos de Valdevez.

Além de paisagens encantadoras, esta vila minhota está repleta de história e arquitetura única. Por todo o concelho abundam as seculares casas senhoriais, as torres e pontes medievais e os templos de todos os estilos, além das incontáveis romarias  e uma gastronomia sem rival.

São muitos os lugares de interesse e os pontos turísticos desta vila raiana. Deixamos-lhe 12 locais para visitar em Arcos de Valdevez.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.