
O jornal britânico Daily Mail dedicou um artigo à Comporta e não poupou os elogios. "À primeira vista, o chamado resort mais elegante da Europa, o retiro mais chique de Portugal, o equivalente em Lisboa aos Hamptons, parece não ser nada de extraordinário". A publicação explica que na Comporta não existem brilhos, ou luxos, "não há nenhuma loja Dolce & Gabbana ou restaurante Nobu". Não há luxo ou riqueza excessiva, apenas uma coleção modesta de habitações de trabalhadores revestidas a cal, com telhados de colmo e um único piso e pintadas, na sua maioria, de azul.
A Comporta é tão discreta que, segundo a publicação, "quase desaparece". O que pode explicar porque é que José Mourinho, Nicolas Sarkozy, Carla Bruni e Madonna - pessoas famosas que não gostam de paparazzi - são visitantes frequentes durante as férias de verão.

Um armazém na Rua do Secador foi transformado na Casa da Cultura da Comporta, um moderno mercado de lojas pop-up de marcas nacionais e cafetarias artesanais. Em frente, o Cavalariça Comporta, "um moderno restaurante com iluminação industrial chique". O minimercado Mercearia Gomes tem uma grande secção sem glúten.
Apesar das muitas lojas, incluíndo a Stork Club, uma loja de móveis vintage, propriedade do designer de interiores da Yves St. Laurent, Jacques Grange, as as pessoas não vêm à Comporta para fazer compras, mas sim para desfrutar do "ritmo de vida mais lento, da comida e da serenidade do Atlântico, mas principalmente da praia verdadeiramente espectacular".
O artigo relembra ainda que, no verão passado, Madonna, partilhou no Instagram mostrou um vídeo - aparentemente feito por drones - a galopar pelas planícies de areia da Comporta."Isto é Portugal. Isto é o paraíso" lê-se na legenda da publicação cinematográfica de cantora.
A praia que atravessa a Comporta é como "as Hébridas Exteriores mais puras, mais nuas e mais costeiras, que só se encontram em linha reta, banhadas por céus azuis e sob o sol quente".
"Cinco anos depois da ruína financeira, a Comporta tem como objetivo preservar seu património ambiental e cultural, crescendo como modelo para o turismo sustentável enquanto ainda opera como uma propriedade agrícola", lê-se no artigo assinado por Simon Mills.
Onde ficar?
Embora não existam grandes cadeias de hotéis na Comporta, o jornalista dá algumas sugestões de locais onde ficar. Os visitantes podem alugar propriedades através de sites especializados como o Alma da Comporta. Outra opção é a recém-inaugurada Quinta da Comporta, um hotel boutique de bem-estar com 73 quartos ou Casas Na Areia, uma aldeia de quatro casas à beira-mar com telhado de palha. Outra opção é o Sublime Comporta: inaugurado em 2014, a antiga propriedade privada é agora um retiro de 34 quartos que inclui um jardim.
Para desfrutar da Praia do Pego, ao estilo alentejano, prepare-se como Madonna e alugue um cavalo no Cavalos da Areia.
Comentários