
Braga é mais antiga do que a nacionalidade, tendo sido um pólo importante do império romano e, séculos depois, capital dos Suevos é uma cidade repleta de história e património inigualável, onde se destaca o Santuário do Bom Jesus, recentemente elevado à categoria de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Conhecida por ser a "Cidade dos Arcebispos", tem uma igreja a cada canto, é riquíssima em arte sacra e é também o lar do Mosteiro de São Martinho de Tibães, casa-mãe dos beneditinos. Não é por acaso que Braga é um dos locais de eleição para turismo religioso. Braga é famosa pela Semana Santa que atraí milhares de pessoas e pelo São João de Braga que rivaliza com o São João do Porto.
Tudo isso e muito mais levou a que Braga fosse eleita o Melhor Destino Europeu de 2021 da European Best Destinations, após ter conquistado o segundo lugar na mesma competição em 2019. A cidade também tinha sido distinguida, pela Comissão Europeia, como uma das cidades com melhor qualidade de vida e mais felizes da Europa.
Apesar do momento atual, Braga continua com a Porta Aberta - literalmente - para que possa ser visitada, assim que for possível. Desde os edifícios barrocos, os vestígios romanos, os doces conventuais e os cafés centenários, a "Roma Portuguesa" é um local de paragem obrigatória e existem muitos motivos para não ficar "a ver Braga por um canudo".
Comentários