Procurando desenvolver um turismo mais amigo do ambiente e combatendo a desertificação do interior, o Walking Festival do Ameixial foi criado em 2013 para dar a conhecer as caminhadas nesta região e a criação de uma Grande Rota em torno do Rio Vascão. O que começou com um punhado de amadores, tornou-se um paraíso para quem gosta de caminhar e conviver. Durante três dias na primavera juntam-se no município do Ameixial mais de uma centena de aventureiros e há percursos para todos os gostos.

São, no total, mais de 30 caminhadas, para diferentes níveis de dificuldade e muitas delas temáticas. Por exemplo, o "Caminhar e Remar no Vascão", é um percurso até uma das maiores ribeiras no Algarve e inclui remar de caiaque durante parte do caminho. A caminhada "Nocturna" percorre alguns caminhos rurais pouco conhecidos durante a noite, serpenteando pela aldeia, passando por uma barragem, uma linha de água e um miradouro. Já a "Radical e Escrita do Sudoeste" proporciona uma viagem cheia de adrenalina pelas águas cristalinas da ribeira do Vascão, passando por um dos sítios arqueológicos onde há 2500 anos viveram povos ligados à escrita do sudoeste.

Entusiasmados? Conheçam o programa completo do festival aqui e percorram as imagens da galeria para conhecer a região. O Walking Festival do Ameixial decorre 27, 28 e 29 de abril.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.