O miradouro fica junto à povoação de Foz de Alge onde há um parque de campismo e restaurantes com pratos de peixe do rio. Mas, nada é comparável com a vista!

O miradouro tem um pequeno passadiço que nos ajuda a descobrir a melhor perspectiva para uma foto, tipo postal ilustrado.

Uma pequena península no meio, entre a ribeira e o rio, parece uma língua de terra. Tem várias casas, uma zona verde, relvado e termina com um cais. Habitualmente, há barcos de recreio. É também frequente ver embarcações de desporto e até há quem vá de barco até Dornes.

Foz de Alge está a 9km de Figueiró dos Vinhos. O acesso é fácil, por uma estrada que contorna as serras, tal e qual como a Ribeira de Alge que se vê em várias partes do percurso, cheia de pressa para se juntar ao Zêzere.

Foz de Alge
Ruínas da antiga fundição créditos: Who Trips

Antes de chegar à foz, a ribeira esconde parcialmente uma antiga fundição que funcionou quase três séculos. É um dos mais relevantes sítios de arqueologia industrial desta região e que teve um papel importante no desenvolvimento económico.

Trabalhava o ferro que era extraído junto ao rio e produziu as munições para os canhões que fustigaram os franceses quando das Invasões.

Foz de Alge
Ruínas da antiga fundição créditos: Who Trips

Agora está em ruínas. Várias construções em pedra são ainda visíveis, parcialmente soterradas e uma das melhores perspectivas é na ponte que nos leva a Foz de Alge.

Quem queira percorrer outras praias fluviais no concelho de Figueiró dos Vinhos tem ainda Casal de São Simão e a praia fluvial de Ana de Aviz.

Ana de Aviz
Praia fluvial de Ana de Aviz créditos: Who Trips

É uma represa com águas límpidas e vigiada. Tem estruturas de apoio e uma zona com relvado. É também uma paragem para quem viaja no IC8. É fazer um pequeno desvio, dar umas braçadas e regressar à estrada.

No Casal de S. Simão é diferente. A praia exige mais tempo. Mais do que um dia para quem pretende descobrir uma das mais bonitas aldeias de xisto.

Casal de São Simão
Ribeira de Alge créditos: Who Trips

É também recomendável aproveitar a sombra da ribeira e fazer um passeio a pé. Entra num universo repleto de recantos naturais. Há outros percursos pedestres que estão sinalizados como a Grande Rota do Zêzere, o percurso circular em S. Simão e um outro que vai até Ferraria de S. João, no concelho de Penela.

Foz de Alge e a deslumbrante simbiose com o Zêzere faz parte do programa Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.