Apesar de muitos portugueses estarem a apostar em passar as suas férias no exterior graças ao impulso do certificado digital COVID e à reativação das viagens internacionais, é inegável que o turismo nacional está a aproveitar a conjuntura atual para recuperar o tempo perdido pela pandemia. Na sua própria cidade, concelho ou na outra ponta do país, há milhares de pessoas que, ao longo deste ano de 2021, decidiram apostar em redescobrir Portugal.

A Civitatis, empresa de venda de visitas guiadas, excursões e free tours em português no mundo inteiro, fez uma revisão das suas estatísticas internas para comprovar quais foram os 10 tours em Portugal que receberam as melhores avaliações durante este ano.

1. Passeio de barco pela Ponta da Piedade ao entardecer

Com nada mais nada menos que um 10 de nota média, o passeio de barco pela Ponta da Piedade ao entardecer saindo de Lagos é uma das atividades com melhores avaliações na plataforma este ano. Não é por acaso, já que assistir ao pôr do sol enquanto se navega perto da escarpada costa da Ponta da Piedade é uma experiência única.

2. Paddle surf nas grutas de Benagil

No pódio também aparece o paddle surf nas grutas de Benagil. Portimão está a ser um dos destinos mais visitados pelos portugueses este ano, especialmente durante a atual temporada de verão, por isso não é de estranhar que esteja nas posições cimeiras de qualquer tipo de lista turística.  Portimão possui um dos litorais mais bonitos do Algarve e esta atividade atrai tanto adeptos da natureza como do desporto, já que permite explorar o interior das grutas de Benagil sobre uma prancha de paddle surf.

Grutas de Benagil
Grutas de Benagil créditos: Civitatis

3. Tour noturno por Aveiro

Durante a temporada estival, os tours noturnos ganham adeptos, já que permitem conhecer as cidades com um clima mais agradável e de outra perspetiva. Aveiro, um destino especialmente mágico sob a luz da lua, tem vindo a conquistar os clientes da Civitatis com o tour noturno, como comprova a sua nota média de 9,8. Uma oportunidade incrível para conhecer as suas fachadas de estilo Art Nouveau e os seus monumentos de uma forma especial.

4. Batismo de mergulho no Funchal

A Ilha da Madeira atrai milhares de turistas pelos seus atrativos naturais, a sua gastronomia e, claro, as suas praias. Graças às suas águas cristalinas, a Reserva Natural Parcial do Garajau é o lugar ideal para aprender a mergulhar, por isso o batismo de mergulho no Funchal tem uma avaliação média de 9,8. 

5. Jeep safari pelos arredores de Albufeira

Das praias aos bosques, o quinto lugar do ranking confirma que a tendência para 2021 são as atividades ao ar livre e em contato com a natureza. O jeep safari pelos arredores de Albufeira, com uma média de 9,6, inclui tanto as belezas das praias, piscinas naturais e bosques como atrativos históricos.

6. Tour de caiaque pelas grutas de Benagil

As grutas de Benagil são um dos principais atrativos da região ao Algarve, mas conhecê-las de caiaque é uma experiência diferente, já que permite atravessá-las e até mesmo nadar na sua praia secreta. Por isso, os viajantes da Civitatis avaliam o tour de caiaque pelas grutas de Benagil com uma média de 9,6, já que, além de apreciarem suas belezas, também conhecem curiosidades sobre a região.

Benagil
Benagil créditos: Civitatis

7. Passeio de barco pela Ria Formosa

Se o Algarve é uma das regiões mais procuradas por diferentes perfis de visitantes, isso justifica-se pela variedade de atrações que a região oferece. Com o passeio de barco pela Ria Formosa saindo de Faro é possível conhecer outro espaço natural da zona, que se destaca pela sua grande variedade de espécies animais, especialmente de aves. Considerada uma das sete Maravilhas Naturais de Portugal, a Ria Formosa tem vindo a conquistar os clientes da Civitatis em 2021, que deram uma nota média de 9,5 a esta atividade.

8. Free tour por Cascais

Durante o verão, é inevitável que os destinos costeiros atraiam visitantes, mas muitos deles vão muito além do turismo de praia. O free tour por Cascais é prova disso e recebeu uma nota média de 9,3 pelos clientes que adoram conhecer a história desta vila de pescadores que passou a estância de verão da monarquia no século XIX. 

Cascais
Cascais Civitatis

9. Nadar com golfinhos em São Miguel

Poucos destinos no mundo oferecem a possibilidade de viver uma experiência tão única como nadar com estes mamíferos simpáticos, mas aquele que ocupa a nona posição é um deles. Com uma nota média de 9, a atividade permite nadar com golfinhos em São Miguel respeitando o espaço vital destes animais. 

10. Passeio de barco pelo Peso da Régua

A lista é encerrada com um passeio de barco pelo Peso da Régua, cidade onde o famoso vinho do Porto é produzido. Do barco, terá vistas privilegiadas das inúmeras vinhas espalhadas pelo horizonte, criando uma paisagem idílica nas margens do Douro.  

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.