Fica na freguesia do Eixo, a cerca de 10 quilómetros do centro da cidade de Aveiro, e é a concretização de um sonho da médica e escritora Graça Gonçalves. O local escolhido não foi por acaso, a autora viveu na freguesia durante longos anos, motivo pelo qual a escolheu para dar continuidade à Rede de Afetos que começou nos seu livros e jogos.

O Lugar dos Afetos abriu em 2008 e foi pensado ao pormenor por Graça Gonçalves, que se envolveu em todas as partes do projeto não deixando nada ao acaso. Ao longo do espaço podemos encontrar significados em tudo, nas árvores e flores escolhidas, nas cores, nos pequenos pormenores de decoração... tudo tem um simbolismo escondido, desde as letras que formam palavras ao longo do caminho, até aos desenhos que preenchem as paredes, passando pela forma de coração no chão do jardim. Todo o espaço parece saído de um livro de conto de fadas, com casinhas encantadoras em tons de azul e cor de rosa, com pormenores delicados, com pequenos corações, estrelas e arco-íris decorativos que fazem com que tudo pareça mágico.

O espaço do Parque das Emoções é o primeiro e único parque de jogos de tabuleiro em Portugal e tem oito casas temáticas, que se destacam pela fantasia e a expressão da afetividade. Em cada uma das casas existem atividades dedicadas a diferentes temáticas e adaptadas a diferentes situações, como é o caso da Casa Namoro ou da Guarida da Esperança.

As visitas têm duração aproximada de 1h30m e são muito solicitadas por escolas e associações, sendo que as visitas são sempre adaptadas ao grupo visitante. Após ter estado encerrado devido à pandemia, o espaço reabriu a 25 de maio e tem recebido, sobretudo, famílias que encontram no espaço o local ideal para fortalecerem os laços familiares e passarem tempo de qualidade, com várias atividades. Os espaços do Lugar dos Afetos podem ser alugados para a realização batizados, comunhões, casamentos e reuniões de família ou empresa.

Além de descobrir novos locais e novas atividades, uma visita ao Lugar dos Afetos é, sobretudo, fazer Turismo Emocional e "viajar  por  dentro" partindo à descoberta não só do que somos mas também da nossa relação com o outro e com o mundo.

"Toda a sua atividade é desenvolvida no respeito pela Declaração Universal dos Direitos do Homem e pelos princípios de defesa da vida humana, da liberdade, tendo em vista a Educação pelos (e para) os Afetos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos sem discriminação social, religiosa e cultural", garante o site do parque.

O Lugar dos Afetos dispõe também de um serviço de alojamento junto ao parque, onde as famílias podem ficar hospedadas. A casa, junto ao parque, tem dois quartos disponíveis e é perfeita para famílias.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.