Neste verão a Beira Baixa assume-se como uma alternativa real para fugir dos engarrafamentos, do cheiro a gasóleo queimado e dos semáforos da praia, tendo todas as condições para umas férias de sonho em segurança e em comunhão com a natureza.

A exuberância das paisagens naturais e construídas e os rios Tejo, Zêzere, Pônsul e Ocreza fazem desta região um ponto de paragem obrigatório. As paisagens naturais são o ex-libris de uma região onde se integra o Geopark Naturtejo, assim como uma grande variedade de produtos turísticos, centrados na natureza, no património e na gastronomia, e um excelente conjunto de instalações, equipamentos e serviços.

As praias

Em Proença-a-Nova, a Praia Fluvial de Fróia é uma excelente opção para os dias quente de verão. Ali é possível observar-se uma pequena casa de xisto típica desta zona do país, que serviu como moinho das aldeias vizinhas.

Ainda, em Proença-a-Nova, a Praia Fluvial do Malhadal, afastada de qualquer localidade, caracteriza-se por uma enorme extensão de água (cerca de 1 Km). É aqui que se localiza o primeiro parque aquático fluvial da Região Centro, o "Fluvifun", equipado com escorregas, trampolins e escaladas. Além de uma piscina fluvial na ribeira de Isna, tem disponível um bar com esplanada, casas de banho, churrasqueira, parques de merendas e muita natureza.

Se prefere fazer campismo e pesca desportiva, a Praia Fluvial de Cerejeira oferece excelentes condições. A Associação Desportiva, Cultural e Recreativa da Cerejeira, que gere a praia e o bar, aluga diversos tipos de embarcações.

Praia Fluvial do Malhadal, Proença-a-Nova

Em Oleiros, a Praia Fluvial Açude Pinto oferece duas piscinas, uma para os mais novos e outra mais profunda, uma zona de solário e um parque infantil, enquanto a Praia Fluvial de Cambas tem balneários e um bar de apoio e está adaptada à prática de natação, canoagem e desportos de aventura.

Finalmente, a Praia Fluvial de Álvaro, localizada num local recatado, transmite a tranquilidade necessária a um bom descanso. Dispõe de uma piscina flutuante, dividida em duas partes: uma para adultos, outra para crianças, além de parque infantil, parque de merendas e um bar. Oferece condições propícias à prática de atividades desportivas e de lazer como a pesca, canoagem, desportos aquáticos e passeios de barco.

As termas

Para manter o corpo e a mente equilibrados pode visitar umas termas e aproveitar o que elas têm de curativo. No sopé da serra de Penha Garcia, junto à margem direita do rio Erges, encontra-se uma das mais antigas fontes termais do país - a Fonte Santa, considerada a mãe das Termas de Monfortinho, num cenário onde a natureza permanece intacta.

Trilho dos Apalaches, Oleiros

Em Penamacor, há outra alternativa: as Termas de Águas de Penamacor, onde pode usufruir de vários tratamentos termais: banho de imersão e hidromassagem, aerobanho, vapor à coluna, duche circular, duche de jato, tratamentos às vias respiratórias, irrigação nasal, pulverização faríngea e aerossol.

Os percursos

Para os dias em que apetece "esticar as pernas"  existem vários percursos para fazer junto à natureza. Integrado no Trilho Internacional dos Apalaches, com passagem pelo Miradouro do Zebro em Oleiros, existe a opção do Percurso pedestre pela “Grande Rota Muradal-Pangeia”.

Em Vila Velha de Rodão, o PR 2 – Caminho das Virtudes – é um percurso que faz parte integrante da rede de percursos concelho, designada de “Terras de Oiro”. Após a saída de Vilas Ruivas, caminhando pelo flanco poente do Vale do Lameirão, a aproximação ao Tejo faz-se através de um antigo terraço fluvial, onde, há cerca de 50.000 anos, o homem pré-histórico estabeleceu um acampamento temporário.

Percorra a galeria e descubra algumas das principais atrações para visitar na região.

Na região, são já dezenas os operadores privados que adotaram o selo clean and safe, selo que atesta a segurança do destino, do ponto de vista dos cuidados a observar para uma coerente e eficaz manutenção das condições que evitem a propagação do novo coronavírus, para que não existam preocupações durante as férias.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.