A Caravel on Wheels é uma caravela com rodas, que anda a passear por Lisboa e a espalhar conhecimento sobre acontecimentos que marcaram a cidade e o país.

Como funciona este passeio?

  • É um tour histórico e multimédia por Lisboa
  • É realizado num autocarro, disfarçado de caravela inspirada nos Descobrimentos
  • Tem um tablet, com vídeo interactivo, em cada assento
  • Abrange acontecimentos da época romana aos dias de hoje
  • Percorre vários bairros de Lisboa, de Alfama a Belém

Ou seja, funciona quase como uma aula de História ao vivo mas num formato bem mais divertido!

São utilizados vários conteúdos programáticos do 5º ao 8º ano. Mas é essencialmente um passeio com informações muito completas e didácticas, que todas as idades (de avós a netos) vão gostar de conhecer.

É uma forma bastante inovadora de conhecer muitos dos detalhes sobre alguns lugares e acontecimentos de Lisboa e até de Portugal.

Por exemplo, sabiam que:

  • O eléctrico 28 integra a maior rede de eléctricos históricos da Europa
  • No Bairro Alto existiam vinhedos e árvores de fruto
  • Na Igreja de São Roque tudo o que brilha é mesmo ouro
  • O Aqueduto das Águas Livres tem o maior arco ogival do mundo e 58 km de comprimento
  • Existe uma entrada para galerias subterrâneas na Rua da Escola Politécnica
  • Há um rinoceronte na Torre de Belém
  • O Cristo Rei demorou 10 anos a ser construído

Mas isto é apenas uma amostra do que se pode aprender na Caravel on Wheels.

A configuração do pequeno autocarro (tem cerca de 30 lugares) em forma de caravela, é assim uma forma diferente e bastante divertida de motivar os miúdos a apreender informações tão marcantes da nossa História.

Ao entrar na Caravel on Wheels, são entregues uns auscultadores e assim que o autocarro inicia a marcha, o vídeo dos tablets (em cada assente existe um) também inicia, sempre muito bem coordenado com os lugares por onde vamos passando.

Caravel on Wheels
créditos: Viajar em Família

E é bom saber que durante o passeio esse vídeo pode ser personalizado, já que nem todos têm o mesmo ritmo, nem se interessam com igual intensidade pelos mesmo assuntos.

Para alterar a cadência de imagens e o som no tablet é só tocar com um dedo para parar, voltar atrás ou até procurar um ponto mais à frente. Basta carregar nos pontos azuis, vermelhos ou pretos (mas tudo isto é devidamente exemplificado pela equipa da Caravel on Wheels a bordo).

A apresentação do vídeo está disponível em várias línguas (achei deliciosa a voz em português de narração tipo “National Geographic“). E entre as várias exposições históricas, há sempre fado a tocar.

Para além de todas as informações históricas, o vídeo refere ainda alguns aspectos culturais muito nossos. Porque é quase impossível falar de Portugal e não falar da resiliência, do amor pela descoberta ou da capacidade de adaptação, também conhecida pela intraduzível palavra “desenrasca”.

O passeio na Caravel on Wheels é pois um concentrado de informação que em pouco tempo (menos de 2 horas) transmite de uma forma interactiva o contexto histórico da cidade de Lisboa.

A partida e chegada é feita na Rua do Comércio nr 148 em Lisboa.

Por Joana Batista, do Viajar em Família

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.