É ao longo das margens da Albufeira do Ermal que família ou amigos podem desfrutar de bons momentos de lazer segundo o TVM. Ao longo destas margens, existem vários locais apropriados para banhos.

Já fez teleski?

Se nunca ouviu falar desta modalidade, provavelmente também ainda não conhece a praia fluvial do Ermal, em Santa Marta, Rossas. A modalidade tornou a praia num dos mais importantes pontos de interesse turístico de Vieira do Minho. Se quiser percorrer um troço de água da maneira mais radical possível, já sabe onde ir.

Na praia existem outras opções como canoas, gaivotas, pranchas de paddle e um circuito de de obstáculos insuflável.  Há também um bar com esplanada.

Lembra-se do Festival Ilha do Ermal?

As margens da Albufeira do Ermal, na freguesia do Mosteiro, também providenciam uma praia fluvial com uma área extensa para estender as toalhas e uma zona de banhos e de lazer. Outrora palco de um dos melhores festivais de música do país, o Festival Ilha do Ermal, esta zona da Ilha do Ermal dispõe de inúmeras árvores de grande porte, que providenciam sombras. Os recentes equipamentos insufláveis e a grande adesão do público tornaram esta zona uma das mais procuradas do concelho, de acordo com o comunicado do TVM, que já comporta algum comércio de bebidas e snacks.

Mais a sul, na praia fluvial do Carvalho, localizada na freguesia de está disponível o serviço de aluguer de canoas, kayaks ou pranchas de paddle para partir à descoberta do extenso espelho de água do Ermal.

Um pequeno paraíso chamado México

Na freguesia de Cova, junto à Capela de Santo Amaro, surge, num ambiente selvagem, a praia fluvial do México. Inserida em plena Albufeira Caniçada, este é um pequeno paraíso para quem procura um refúgio na montanha com águas límpidas e transparentes que em tudo se assemelham aos mais famosos locais tropicais! De referir que nesta zona é permitida a circulação de embarcações a motor.

Vamos recarregar baterias?

O Parque de Lazer do Poço das Traves, inserido numa densa mancha florestal da freguesia de Ruivães, é um local perfeito para descanso. Dotado de uma lagoa, relvado tratado e de um bar, é ideal para famílias ou amigos partilharem um churrasco, estender as toalhas, repor as energias e ficar à mercê do tempo.

O Rio Ave, com a sua nascente no alto da Serra da Cabreira, proporciona ao longo do seu percurso, cascatas e lagoas límpidas e refrescantes. Junto à ponte da aldeia de Agra, a área de lazer desta pequena localidade convida ao descanso e ao mergulho em pleno contacto com a natureza. Dispõe ainda de um parque de merendas inserido num ambiente verdejante e fresco com árvores frondosas.

Situada nos limites do concelho de Vieira do Minho, junto à famosa ponte do Bôco, a lagoa de Parada de Bouro é mais uma alternativa deste território para desfrutar de belos dias de lazer em comunhão com a natureza. Neste local, as águas límpidas do rio Cávado permitem ver toda a fauna aquática existente, bem como toda a profundidade desta zona balnear que em tudo se assemelha ao tipo de paisagem do Gerês.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.