Localizado na Baía de São Francisco, nos EUA, o Wave Organ (Orgão das Ondas) foi construído em 1986, numa colaboração do Exploratorium com o artista Peter Richards, que construiu uma escultura acústica que amplifica os sons das ondas na baía.

A escultura foi construída com granito e mármore recuperado de um cemitério demolido. As peças de pedra antigas e trabalhadas formam o assento irregular do terraço. O instrumento é composto por mais de 20 tubos de PVC e cimento que se estendem até a água. O som é criado através das ondas a bater nas extremidades desses tubos, que ressoam a música.

As colunas de ar dentro dos tubos mudam constantemente à medida que a água se move para dentro e para fora. À medida que o tamanho e o volume da coluna de ar em cada tubo muda, o tom do som produzido também varia. Quanto maior o volume de ar, menor o som, quanto menor o volume de ar, maior o som. Assim, o melhor momento para ouvir a música do oceano é durante a maré alta, mas também pode ser apreciada noutros momentos do dia. A música da baía, feita pelas ondas a bater e a entrar  através dos canos, é relativamente subtil. Os visitantes devem concentrar-se no ambiente para aproveitar ao máximo o som.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.