Não é necessário viajar pelo mundo para participar em atividades culturais interessantes, algumas podem mesmo ser desfrutadas dentro de casa. Alguns dos museus mais famosos do mundo dispõem de visitas virtuais e exposições digitais que pode visitar enquanto permanece sentado confortavelmente no seu sofá.

Longe das filas, sem necessidade de viajar e sem pagar bilhete, pode ficar a conhecer muito do conteúdo destes museus através dos seus sites, sem pressas.

Galeria Nacional de Arte, EUA

A Galeria Nacional de Arte está entre os 10 museus de arte mais visitados do mundo. Construída em 1937, acolhe todas as artes, desde esculturas e quadros americanos e europeus, até gravuras, passando por fotos e arte decorativa. É possível visitar obras de arte europeias desde a Idade Média até o século XIX;  arte americana anterior ao século XX, juntamente a obras de Vermeer, Rembrandt, Monet, Van Gogh e Leonardo da Vinci. A arte moderna não fica de fora, com as obras-primas de Picasso, Andy Warhol, Matisse, Jackson Pollock e Alexander Calder.

Pode explorar a coleção do museu aqui.

Museus do Vaticano, Itália

Os Museus do Vaticano nasceram com as obras privadas de Julius II, que quando foi eleito Papa em 1503, transferiu sua coleção para o Pátio Ottagono. Os Museus do Vaticano foram incluídos na lista dos museus mais importantes do mundo e incluem as coleções acumuladas ao longo do tempo pelos Papas, além das grandes obras de arte de todos os tempos que se tornaram testemunhos preciosos de uma era.

Pode fazer uma visita virtual pelo museu aqui.

 Museus do Vaticano
Museus do Vaticano

Museu Arqueológico de Atenas, Grécia

O Museu Arqueológico Nacional de Atenas é um dos mais importantes museus de antiguidades do mundo, com uma vasta coleção de artefactos e obras de arte da civilização grega desde a pré-história até a antiguidade. As coleções do museu estão organizadas ao longo de dois andares, nos quais se destacam as seguintes seções: coleção da pré-história, esculturas, vasilhas, objetos procedentes de Santorini, objetos feitos de bronze e uma coleção de arte do Egito.

Pode consultar a coleção virtual aqui.

 Museu do Prado, Espanha

O Museu do Prado é o mais importante museu da Espanha e um dos mais importantes do mundo. A coleção conta, principalmente, com pinturas dos séculos XVI a XIX. Entre os seus quadros, estão obras-primas de pintores como Velázquez, El Greco, Rubens, Hieronymus Bosch e Goya.

 Pode consultar a coleção virtual aqui.

Museu do Louvre, França

O Louvre não é apenas um dos maiores museus de arte do mundo, mas é também um dos monumentos históricos mais emblemáticos de Paris. O museu oferece visitas on-line gratuitas de algumas de suas exposições mais importantes e populares, como antiguidade egípcia e obras de Michelangelo.

Pode fazer uma visita virtual pelo museu aqui.

Museu do Louvre
Museu do Louvre

Museu Britânico, Inglaterra

O Museu Britânico (British Museum), fundado em 1753, foi o primeiro museu nacional público do mundo. Desde sempre, o museu tem entrada gratuita e está aberto a todas "as pessoas estudiosas e curiosas". No seu acervo permanente, conta com máscaras astecas, moedas do período helenístico, esculturas egípcias e gregas, além da Pedra de Roseta e partes do Partenon de Atenas. Recebe anualmente quase 6 milhões de visitantes, sendo há muitos anos a atração mais visitada de todo o Reino Unido.

Pode explorar as coleções do museu aqui.

Museu Hermitage, Rússia

O Museu Hermitage, em São Petersburgo, é um dos maiores museus de arte do mundo. Foi fundado em 1764 pela imperatriz Catarina, a Grande. Atualmente, abriga uma enorme coleção de pinturas, obras gráficas, arte aplicada, moedas numismáticas e objetos arqueológicos. A sua vasta coleção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, europeia, oriental e do norte da África.

Pode explorar a coleção do museu aqui.

Pinacoteca de Brera, Itália

A Pinacoteca de Brera está localizada no edifício homónimo na Via Brera, em Milão. A Pinacoteca foi o primeiro museu de Milão, e é uma das galerias mais importantes do mundo uma vez que abriga algumas das mais prestigiadas pinturas antigas e modernas, além de importantes esculturas de artistas italianos do século XX.

Pode fazer uma visita virtual pelo museu aqui.

Pinacoteca de Brera
Pinacoteca de Brera

Galleria degli Uffizi, Itália

A Galleria degli Uffizi abriga um dos mais antigos e famosos museus do mundo. A Galleria degli Uffizi está dividida em cerca de cinquenta salas ou ambientes. Algumas são dedicadas aos maiores artistas do Renascimento, como Leonardo da Vinci e Rafael, além de salas com arte clássica da Roma antiga, uma coleção de quadros de Sandro Botticelli e obras dos maiores artistas do mundo como Michelangelo, Ticiano, Albrecht Dürer e Peter Paul Rubens. A Galleria degli Uffizi é uma das maiores atrações turísticas de Florença e um dos mais importantes museus do mundo.

Pode consultar a coleção virtual disponível aqui.

Metropolitan Museum of Art, EUA

O Metropolitan Museum of Art, conhecido informalmente como The Met, é um dos mais visitados museus do planeta. A coleção permanente inclui obras de arte da Antiguidade clássica e do Antigo Egito, pinturas e esculturas de mestres europeus e uma ampla coleção de arte moderna americana. Além disso, o museu mantém tem também galerias de arte africana, asiática, oceânica, bizantina e islâmica, além de coleções enciclopédicas de instrumentos musicais, vestimentas e acessórios antigos, além de armamentos clássicos de todas as partes do mundo.

Pode fazer uma visita virtual ao museu e explorar a sua coleção aqui.

Museu Solomon R. Guggenheim, EUA

Embora a arquitetura do edifício do Guggenheim, projetado por Frank Lloyd Wright, seja impressionante, não precisa viajar para Nova Iorque para ver de perto algumas das obras de arte de valor inestimável. O museu disponibiliza algumas das suas coleções e exposições online, incluindo obras de Franz Marc, Piet Mondrian, Pablo Picasso e Jeff Koons.

Pode explorar as obras aqui.

Museu Solomon R. Guggenheim
Museu Solomon R. Guggenheim

Museu Nacional de História Natural, EUA

O Museu Nacional de História Natural de Washington DC, um dos mais visitados do mundo, conta com uma coleção com mais de 125 milhões de espécies de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos e objetos culturais humanos. O museu disponibiliza uma visita 360 graus, de todas as suas exposições, incluindo o Salão dos Mamíferos, o Zoológico de Insetos e os Dinossauros e o Salão de Paleobiologia.

Pode fazer a visita virtual ao museu aqui.

Teatro-Museu Dalí, Espanha

Este museu especialmente dedicado a Salvador Dalí, está localizado sua cidade natal, Figueres, na Catalunha. O atual museu era um antigo teatro da cidade de Dalí quando criança, e onde as suas primeiras exposições públicas foram realizadas. Abriga a maior e mais diversificada coleção de obras de Salvador Dalí, incluindo esculturas, colagens e mobiliário. É também o local onde Dalí está sepultado.

O museu disponibiliza visitas virtuais pelos jardins e algumas exposições, como a exposição de Mae West's Face.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.