Se pesquisar no Instagram pela hashtag #VanLife, será inundado com imagens de nómadas a viverem em autocaravanas ao redor do mundo. Desde começar o dia com um mergulho no mar, a jantar junto a uma fogueira ao ar livre e ir dormir a saber que pode passar o dia seguinte onde quiser, a liberdade de viajar pelo mundo sobre rodas parece um sonho.

Esse estilo de vida tornou-se muito popular nos últimos anos, muito devido à inspiração encontrada online, mas sobretudo devido às maiores oportunidades de trabalho remotas e flexíveis e a um maior valor atribuído às experiências - ao invés de bens materiais - pelas gerações mais jovens.

Enquanto o Instagram mostra a #VanLife como uma experiência puramente paradisíaca, cheia de surfistas e nómadas digitais, a realidade de viver desta forma coloca alguns desafios e há muitas considerações a serem feitas em relação ao destino escolhido, para garantir que a experiência seja a mais segura, prática e agradável possível.

O site Cool Camping lançou um novo índice onde fornece uma análise abrangente dos 35 melhores países do mundo para viver a "vida sobre rodas" - considerando fatores como infraestruturas rodoviárias, segurança, amenidades (casas de banho públicas e WiFi, por exemplo), paisagens, comunidade e custos.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.