O Twist Museum é uma ponte em Jevnaker, na Noruega, que abriga arte contemporânea. "O Twist é um híbrido que abrange várias categorias tradicionais: é um museu, é uma ponte, é uma escultura habitável", diz Bjarke Ingels, sócio-fundador e diretor criativo do Bjarke Ingels Group (BIG), sobre o espaço. "Como uma ponte, reconfigura o parque de esculturas, transformando o passeio pelo parque num loop contínuo. Como museu, une dois espaços distintos - uma galeria vertical introvertida e uma galeria horizontal extrovertida com vistas panorâmicas sobre o rio. Um terceiro espaço é criado através da ligação entre essas duas galerias."

Em termos de design, a BIG optou por criar uma homogeneidade visual entre o interior e o exterior do museu. Do lado de fora, o edifício é revestido por longos painéis de alumínio, enquanto o interior é revestido com ripas de madeira pintadas de branco nas paredes, no piso e no teto.

O Kistefos é o maior parque de esculturas da Europa e está situado ao lado do rio Randselva. É uma espécie de escultura em si mesma, tornando-o tão admirável na forma quanto na função. O espaço tem um museu industrial, galerias de exposições e um parque de esculturas com uma coleção de obras de arte de artistas como Anish Kapoor, Olafur Eliasson e Fernando Botero.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.