O ano de 2020 foi marcado sobretudo pela pandemia COVID-19, é claro, mas também pelos incêndios florestais da costa oeste da Austrália e dos Estados Unidos, os levantes populares em Hong Kong, Colômbia, Chile e Venezuela, os protestos do Black Live Matters, a explosão em Beirute...

As fotografias a concurso mostraram a realidade um pouco por todo mundo, da vida subaquática no Japão aos viajantes irlandeses. De um centro de detenção na América Latina a um barco de pesca no Vietname.  Cruzando fronteiras, atravessando culturas e viajando para os cantos mais remotos do mundo, os fotógrafos apresentados capturaram a vida nas suas formas mais vivas.

O vencedor do prémio de fotógrafo do ano de 2021 é Tom Price (Reino Unido), com a sua imagem “Porter” tirada de uma série de retratos surreais de carregadores "realocados" de Calcutá, como uma reflexão sobre a experiência dos trabalhadores migrantes. Em segundo lugar ficou Joshua Irwandi (Indonésia), com uma imagem de um corpo de uma suposta vítima de coronavírus, embrulhado em sacos plásticos e embalagens para resíduos infecciosos, no leito de morte, à espera um saco para cadáver num hospital na Indonésia.

Organizado pelo site All About Photo, uma revista online e em papel datada de 2013 e que visa “informar, educar e inspirar em tudo o que se relaciona com a fotografia”, o concurso anual pretende ser uma vitrine para todo o tipo de fotógrafos.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.