Arrepios. É o que poderá sentir ao ver o mar Skagerrak (que desagua no Mar do Norte) e o Kattegat (que desagua no mar Báltico) encontrarem-se debaixo dos seus pés, segundo o site The Culture Trip. Para tirar maior proveito desta experiência, o site sugere que coloque um pé em cada mar e olhe para o horizonte, pois poderá ver a cidade sueca de Gotemburgo.

Testemunhar o encontro entre dois mares não é um evento que ocorra ali ao virar da esquina e, por isso, vale a pena colocar na lista de experiências a ter pelo menos uma vez na vida.

A colidirem a milhões de anos, os mares de Skagerrak e Kattegat criaram uma faixa de terra longa e estreita que se estende para fora do continente, o Grenen. O nome Grenen, que significa ramo em português, deve-se à forma semelhante a um galho.

Grenen fica no topo de Skagen, a cidade mais ao norte da Dinamarca, e é a ponta mais setentrional do país.

Não se esqueça dos binóculos

Se visitar Grenen não vai querer perder a oportunidade de observar alguns dos animais mais impressionantes do oceano. O melhor será levar pelo menos um par de binóculos e ficar atento. A área ao redor de Grenen é rica em flora e fauna. De acordo com o Culture Trip, por aqui nadam alguns dos maiores animais do oceano. Muitos visitantes avistam golfinhos, baleias-anãs do norte e até mesmo orcas. E as focas deitam-se de forma serena entre os turistas.

Conhecido devido à sua paisagem diversificada, muitos cientistas afirmam que novas terras ainda estão a ser formadas e, por isso, consideram difícil saber como Grenen será no futuro . No último século, Grenen cresceu mais ou menos um quilómetro a nordeste da Suécia.

Grenen
créditos: Holger Leue

Mais razões para visitar Skagen

Talvez nunca tivesse ouvido falar de Skagen, porém, sempre foi uma cidade dinamarquesa popular. Nos finais do século XIX e início do século,  Skagen era um destino famoso entre artistas, especialmente entre os pintores que ficaram na cidade remota devido à sua paisagem única e à qualidade de vida. Mais de mil obras dos Pintores Skagen estão expostas no Museu de Skagens.

Skagen continua a atrair milhares de turistas e Grenen é só uma das razões para os amantes da natureza. Existem visitas guiadas para quem quiser explorar as florestas, os campos e as dunas. Também há atividades ao ar livre durante todo o ano, contudo, há mais opções na primavera e no verão.

Em maio realiza-se o festival Skagen Bird. Durante o festival, moradores e visitantes reúnem-se para observarem a passagem de milhões de aves migratórias. Skagen é uma das principais cidades da Europa para observar espécies raras de aves.

E como não pode nadar em Grenen devido às fortes correntes, explore a costa da cidade. Há quilómetros de praias de areia branca tanto do lado leste como do lado oeste. E embora as águas do lado leste sejam mais calmas, é também seguro nadar na maioria das praias do lado oeste da cidade.

Não deixe também de visitar o museu Skagen Odde Nature Center que poderá ajudar os visitantes a compreender os fenómenos naturais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.