A rota 10, mais conhecida como Rota Inuvik-Tuktoyaktuk, é uma estrada entre Inuvik e Tuktoyaktuk, nos Territórios do Noroeste do Canadá e é a "primeira estrada para todos os climas até a costa ártica do Canadá".

A estrada tem 138 quilómetros e substituiu a rota de inverno Tuktoyaktuk, uma estrada de gelo que ligava a cidade de Inuvik à aldeia de Tuktoyaktuk durante o inverno - ou, mais especificamente, até derreter. Após a estrada derreter o acesso era feito apenas por barco ou avião.

Será esta nova estrada para o Oceano Ártico a mais bonita do Canadá?
A estrada no inverno faz-se por cima do rio congelado. No verão, é este o cenário créditos: Daniel Case / CC BY-SA 3.0

A nova estrada serpenteia junto a vários lagos e riachos da área e, pela primeira vez, abrem as longínquas regiões dos Territórios do Noroeste aos visitantes durante todo o ano. É possível fazer a viagem pela estrada e voltar no mesmo dia, mas o melhor é prolongar a viagem e aproveitar ao máximo a região.

Esta road trip pode ser realizada durante o ano todo, mas promete uma experiência muito diferente no inverno, em comparação ao verão.  O verão traz temperaturas mais confortáveis ​​de até 18°C, além de dias mais longos: o sol não se põe de maio até julho. O inverno, no entanto, traz a promessa de atividades como dormir em um iglu, ver as renas e observar a aurora boreal.

Rio MacKenzie
Estrada sobre o rio MacKenzie congelado créditos: Ian Mackenzie / CC BY 2.0

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.