Localizada no Golfo da Guiné, São Tomé é a maior ilha de São Tomé e Príncipe e tem um clima equatorial tropical, quente e húmido. Com as temperaturas a variar entre os 22 e os 31 graus, é um destino a considerar nas suas próximas férias.

O verde da paisagem selvagem de São Tomé cruza-se com o azul do mar, tornando esta bela ilha num cenário inesquecível.

Se quer estar em comunhão com a natureza, o Parque Natural Ôbo é ponto de paragem obrigatório. Este parque é uma área protegida, tendo sido criado, em 2006, com o objetivo de proteger a grande biodiversidade existente no arquipélago. É aqui que também se localiza o Pico Cão Grande, muito procurado por turistas, devido à sua forma aguda de origem vulcânica.

Se gosta de escalada vai deliciar-se ao observar o Pico Cão Grande, mas avisamos já que é apelidado pelos locais de "não escalável". Devido ao clima da região, o musgo cobre grande parte da montanha e o espesso nevoeiro é também um forte dissuasor.

O Pico Cão Grande tem uma elevação de 300 metros de altura e está 663 metros acima do nível do mar.

Um dos outros pontos de maior interesse é o Pico de São Tomé. Esta é a montanha mais alta da ilha, com 2024 metros de altitude no topo. Ao ser acessível só a pé, é principalmente explorada por aqueles que gostam de caminhadas e trilhas, mas é um passeio aconselhado a todos os visitantes. As paisagens deslumbrantes vão deixá-lo sem fôlego.

Por outro lado, se prefere relaxar à beira-mar, este pequeno paraíso tem deslumbrantes praias que certamente não o deixarão desapontado. A Praia Piscina e a Lagoa Azul são das mais procuradas, devido às suas águas transparentes e quentes, onde poderá desfrutar de tranquilas tardes, muito descanso e sol.

Para desfrutar da gastronomia, não deixe de provar o peixe temperado à moda local, assim como provar o calulú. Aproveite ainda para saborear as frutas da região e delicie-se com mangas, jacas ou sape-sape.

Toda a ilha de São Tomé tem pequenos segredos que merecem ser descobertos, para tal recomendamos que contrate um guia local e perca-se em aventuras inesquecíveis.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.