Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu. Não, não adormecemos em cima do teclado. Este é o nome de uma colina na Nova Zelândia, o local com o nome mais longo do mundo.

Perto de Porangahau, na Baía de Hawke, fica uma colina conhecida como "Taumata whakatangi hangakoauau o tamatea turi pukakapiki maunga horo nuku pokai whenua kitanatahu", que se traduz em português como "o lugar onde Tamatea, o homem de joelhos grandes, que deslizou, escalou e engoliu montanhas, conhecido como comedor de terras, tocava flauta para o seu ente querido".

Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu créditos: Wikimedia Commons

O nome do local teve origem na história de Tamatea, que era um chefe e explorador conhecido. Um dia, enquanto viajava pelas costas de Porangahau, encontrou outra tribo e teve de lutar contra ela para passar. Durante a luta, o seu irmão foi morto. Tamatea ficou tão triste com a perda do seu irmão que ficou no local da batalha por alguns dias. Todas as manhãs ele se sentava na colina e tocava um lamento na flauta.

A colina, perto do município de Porangahau, detém o Recorde Mundial do Guinness para o nome de lugar mais longo com 85 caracteres. Os habitantes locais simplesmente chamam a colina de Monte Taumata.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.