Para além da tão apreciada gastronomia da região, à qual se alia a paisagem alentejana única e tranquilizante, Évora é também reconhecida pela sua oferta cultural distintiva e enriquecedora, sendo uma cidade-museu, classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1986. 

Este ano, em que se prevê uma aposta no turismo nacional por parte dos portugueses, o Évora Hotel aposta na divulgação de um circuito cultural recomendado, especialmente dirigido a famílias. A rota “Évora Património”, desenhada pelo Évora Hotel, sugere as visitas mais relevantes que contemplam o vasto e completo património cultural da região, identificadas com base no conhecimento local da equipa do hotel.

Visitar a Roma Antiga, viver o período dos Descobrimentos ou conhecer o Stonehenge português

O circuito Évora Património do Évora Hotel inicia-se no Recinto Megalítico dos Almendres, o maior conjunto de menires estruturados da Península Ibérica e um dos mais importantes da Europa, datado de há mais de 7.000 anos. Possui 92 menires com diferentes formas e dimensões. Foi um monumento com funções religiosas e, provavelmente um primitivo observatório astronómico. 

Muito próximo, na aldeia de Guadalupe, encontra-se o Centro Interpretativo dos Almendres, um espaço cujo objetivo é apoiar a visita ao Cromeleque dos Almendres, através de serviços educativos e conteúdos interpretativos sobre arqueologia e natureza.

A próxima paragem é a Anta Grande do Zambujeiro, em Valverde, monumento megalítico classificado como Monumento Nacional que constitui uma das maiores Antas da Europa.

De volta à cidade, o Évora Hotel sugere uma visita à Igreja de São Francisco, de arquitetura gótico-manuelina, construída entre 1480 e 1510 e intimamente ligada aos acontecimentos históricos que marcaram o período de expansão marítima de Portugal. Dentro desta, é imperativa a visita à Capela dos Ossos, construída no século XVII por iniciativa de três monges, com o seu célebre aviso à entrada "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos", uma mensagem associada à transitoriedade da vida.

A Praça do Giraldo é o ponto de encontro mais emblemático da cidade, onde as pessoas se reúnem para estar com os amigos ou simplesmente relaxar nas esplanadas das cafetarias. 

Mesmo ao lado, encontra-se a Igreja de Santo Antão, um exemplar do período final da Renascença, mandada edificar pelo Cardeal D. Henrique, Arcebispo de Évora, com um considerável conjunto de altares de talha dourada. Um apontamento ainda para o Chafariz da Praça, construído em 1571, uma emblemática peça em mármore branco, classificada como monumento nacional desde 1910.

Visita obrigatória à Sé de Évora, datada de 1250, um dos poucos monumentos que se avista de qualquer ângulo da cidade. O Museu de Évora, recentemente remodelado, é o depósito dos principais monumentos megalíticos da Península Ibérica, como a Anta do Grande Zambujeiro, a e Necrópole Medieval. 

Templo Romano
Templo Romano

O circuito termina com a visita ao Templo Romano, situado no largo principal de Évora, construído século I d.C., em honra do Imperador Augusto, é um marco arquitetónico, símbolo da presença romana em território português. 

“No Évora Hotel, queremos que a famílias desfrutem em pleno das suas férias ou das pequenas escapadinhas. É por este motivo que dispomos de diversas atividades, dentro e fora dos espaços do hotel, que permitem viver momentos inesquecíveis, de lazer ou culturais.  O nosso circuito recomendado Évora Património dá a conhecer os principais locais que tornam a região de Évora um local de elevada relevância cultural, promovendo a aprendizagem da nossa história local e nacional, junto de miúdos e graúdos. Queremos que os nossos hóspedes conheçam e sintam a herança cultural tão rica, característica desta zona”, diz Miguel Mello Breyner, Diretor-Geral do Évora Hotel.

O roteiro é distribuído no hotel gratuitamente aos hóspedes e contempla informações detalhadas de cada um dos espaços sugeridos.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.