Porto Santo é a segunda maior ilha da Região Autónoma da Madeira, e conhecida internacionalmente pelos benefícios terapêuticos que a sua areia e água do mar oferecem. Tornando-se, por isso, numa ótima opção para quem procura turismo de bem-estar e saúde. Mas a ilha tem outros encantos, que deve explorar.

Considere, então, visitar Porto Santo, com a TAP.

Praia com propriedades terapêuticas

Conhecida como “Ilha Dourada”, Porto Santo oferece uma praia com nove quilómetros de extensão, famosa internacionalmente pela sua areia fina, cujas propriedades minerais constituem possibilidades terapêuticas no tratamento de doenças do foro reumático e ósseo. A água do mar é igualmente usada em tratamentos de talassoterapia, pois é rica em estrôncio, crómio e iodo, que são benéficos para a saúde. Tanto a areia como a água do mar são os ingredientes principais usados nos tratamentos e terapias que os spas e centros especializados da ilha oferecem.

porto santo

Tratamentos de saúde e bem-estar 

Aproveitando a riqueza da sua areia e da água do mar, na ilha encontra vários locais onde pode realizar tratamentos de saúde e bem-estar.  No resort Vila Baleira encontra o único centro de Talassoterapia da ilha. O Thalasso Spa oferece tratamento antistress, com base em banhos com água do mar aquecida a 37 graus. A Talassoterapia, conhecida como um dos tratamentos antistress mais antigos e eficazes do mundo, também ajuda a prevenir e a aliviar doenças relacionadas com o reumatismo, artrite, problemas ósseos e musculares. Por outro lado, no Spa do Pestana Porto Santo Hotel, que se encontra mesmo de frente para a praia de Porto Santo, pode relaxar na piscina aquecida, fazer jatos de água, sauna, banho turco e Hamman. Encontra, ainda, outra opção de relaxamento no Spa do Hotel Porto Santo que dispõe de salas de massagens, áreas de relaxamento, banho turco, tanques de contrastes, piscina aquecida, hidromassagem e terapia de areias quentes.

Natureza e exercício físico para “espantar” o stress

E porque o contacto com a natureza também tem os seus benefícios, quer ao nível do corpo como da alma, não dispense um passeio a pé até à Ponta da Calheta, caminhando ao longo da praia. Nada mais relaxante!

O exercício físico ativo é igualmente uma das formas de libertarmos o stress. E a Ilha de Porto Santo oferece diversas atividades ao ar livre, como passeios de barco, pesca desportiva, mergulho, windsurf, kitesurf, surf, esqui aquático, BTT, entre outras. Se gosta mais de dar umas tacadas, o Porto Santo Golfe é uma boa escolha.

Vistas impressionantes que fazem bem à alma

Porto Santo também lhe oferece diversos miradouros, para ter vistas incríveis da ilha. No miradouro da Fonte de Areia, localizado a norte da ilha, oferece vistas sobre o ilhéu da Fonte da Areia assim como da Falésia e da Costa Norte da ilha. Se quer ter uma vista incrível sobre a ilha e a praia de Porto Santo, siga até ao Miradouro das Flores. Se pretende vistas panorâmicas sobre a baía e a praia, o Miradouro das Lombas é o local recomendado. Explore ainda os miradouros do Moinho e da Ponta da Canaveira.

Pico Ana Ferreira, Porto Santo
Vista Pico Ana Ferreira créditos:Bem bom / CC BY-SA 3.0

Um passeio pela cidade para relaxar

Faça um passeio relaxante pela única cidade de Porto Santo, a Vila Baleira, com o seu Largo do Pelourinho e Jardins do Infante. E já que está no centro, aproveite para visitar a casa museu de Cristóvão Colombo, o maior ícone cultural de Porto Santo e que assinala a presença do Descobridor na ilha.  Visite, ainda, a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, que data do século XVII.

Estátua de Colombo, Porto Santo
Estátua de Colombo créditos: Luke H. Gordon / CC BY 2.0

 

Porto Santo desde 54€