Os retratos nunca deixaram de inspirar os fotógrafos, desde a invenção da fotografia em 1839. Mas se no início eram uma mera réplica da estética das pinturas para o privilégio exclusivo da classe alta, ao longo dos tempos tornaram-se num objeto comum presente em todas as casas.

Além de uma mera fotografia, os retratos são um género fotográfico na encruzilhada da sensibilidade e abordagem técnica do artista. A fotografia de retratos é tanto uma celebração do assunto quanto uma arte em si, e todos os trabalhos inscritos no AAP Magazine #17: Portrait, da All About Photo, provam isso mesmo. Um retrato é muito mais do que apenas uma representação física de uma pessoa ou de seu rosto. Um bom retrato deve captar um momento privilegiado, permitindo ao fotógrafo captar a personalidade do sujeito.

Estes fotógrafos incríveis vêm de 12 países diferentes e o seu trabalho reflete a sua estética pessoal e abordagem única para a fotografia de retrato. Percorra a galeria e descubra os retratos vencedores do concurso.

O vencedor do AAP Magazine #17: Portrait é Joseph-Philippe Bevillard (Irlanda) com a sua fotografia de Paddy da série Irish Travellers ‘Mincéirs’. Assim como muitos meninos e meninas nas comunidades itinerantes, o boxe é um dos seus desportos favoritos.

Em segundo lugar ficou o retrato da indiana Neetu, da autoria do fotógrafo suíço Erberto Zani. Neetu tinha apenas 3 anos quando o pai a agrediu, a mãe e à irmã mais nova de 18 meses, com ácido. Neetu perdeu a visão em ambos os olhos e ficou com cicatrizes profundas no rosto. Dois meses depois da agressão, a irmã de Neetu morreu no hospital.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.