1. Porto, Portugal: "Vinho do velho mundo num ambiente novo e arrojado"

No Porto há muito para descobrir, desde a Ribeira até ao Palácio da Bolsa, além da Casa do Infante que homenageia Infante D. Henrique, patrono dos descobrimentos portugueses. Do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia é há muito tempo onde o vinho do Porto que sobe o rio Douro é armazenado para exportação. Várias caves de vinho oferecem passeios e degustações. Agora, há mais um motivo para visitar a cidade: o WOW Porto - The World of Wine. No espaço, existem seis museus separados - sobre chocolate, moda, cortiça, recipientes para bebidas e história da cidade, bem como vinho - além de nove restaurantes, lojas e uma escola de vinho.

 2. Coventry, Reino Unido: "Comunidade no centro da Cidade da Cultura do Reino Unido deste ano"

Coventry, Reino Unido
Coventry, Reino Unido

Sendo a Cidade da Cultura do Reino Unido em 2021, Coventry tem um calendário repleto de eventos. Destaca-se o Turner Prize (29 de setembro de 2021 a 12 de janeiro de 2022), na Herbert Art Gallery & Museum, e o UK Asian Film Festival (junho, em West Midlands). A Royal Society of Chemistry vai participar com com uma peça com distanciamento social, a Faith.

Também irá decorrer o CastAway, um espetáculo de dança e movimento só para mulheres que gira em torno da crise do plástico de uso único, a ser encenado na água em Coventry Canal Basin em agosto, antes seguir para os canais centrais da Inglaterra e rios.

Os eventos terão como foco a responsabilidade social e uma preparação para um mundo pós-COVID, com o fortalecimento da comunidade.

3. Guam, EUA: "Revisitar o legado de Magalhães no Pacífico"

O 500º aniversário da primeira circunavegação do globo não é um motivo de comemoração em Guam, um território dos EUA e a maior das Ilhas Marianas. Durante uma escala de três dias em março de 1521, o explorador português Fernão de Magalhães matou o povo indígena Chamoru e rotulou o território como Islas de los Ladrones ("ilhas dos ladrões").

Uma embarcação da Marinha espanhola fará escala em Guam em março de 2021, como parte de uma viagem comemorativa que reconstitui a rota mundial lançada por Magalhães em 1519 e concluída pelo navegador espanhol Juan Sebastián Elcano em 1522. Para o povo Chamoru, a chegada da expedição comemorativa é uma oportunidade para contarem a sua história extremamente rica.

4. Vitoria-Gasteiz, Espanha: "Lendas do jazz numa capital da cultura"

Vitoria-Gasteiz mantém a tradição de receber influências externas ao receber artistas de jazz emergentes e lendários - como o trompetista Wynton Marsalis, cuja ‘Vitoria Suite’ presta homenagem à cidade - durante o Festival Internacional de Jazz de Vitoria-Gasteiz realizado em julho. Uma estátua de bronze em homenagem a Marsalis pode ser encontrada nos jardins do Parque La Florida, o pulmão verde de Vitória. Os esforços de conservação da natureza urbana, juntamente com um compromisso com o transporte sustentável valeu a Vitoria-Gasteiz o título de Capital Verde da Europa em 2012.

Durante todo mês de agosto, ocorre uma celebração que homenageia a padroeira da cidade - la Virgen Blanca. Durante a festa, a multidão reúne-se para assistir à efígie de um morador basco, conhecido como Celedón, que desce de slide para dar início à festa.

5. Tulsa, Oklahoma, EUA: "Um admirável novo centro de discussões"

Greenwood Rising é o nome do novo centro histórico "Black Wall Street" de Tulsa e descreve apropriadamente a onda de apoio à transformação socioeconómica sustentável no histórico Greenwood District da cidade - local de um dos piores incidentes de violência racial da história dos EUA, quando no dia 31 de maio de 1921, terroristas brancos destruíram o distrito de Greenwood, conhecido como ‘Black Wall Street’, num ataque de 18 horas, matando cerca de 300 residentes negros.

Para marcar o centenário, está a ser construído o Greenwood Rising (com inauguração prevista para o outono de 2021) e o espaço irá receber oradores, concertos e outros eventos ao longo do ano.

6. Tonglu, China: "Uma paisagem histórica chinesa recebe o seu primeiro festival de arte"

Tonglu, China
Tonglu, China

O pintor Huang Gongwang, um dos Quatro Mestres da dinastia Yuan, viveu em reclusão perto do Rio Fuchun, em Tonglu, durante três anos. Desde então, a tranquila Tonglu - situada nas montanhas do leste da província de Zhejiang - tem sido uma fonte de inspiração para diversos artistas.

Em 2021, Tonglu vai receber a primeira Trienal de Arte Tonglu, originalmente agendada para o outono de 2020, mas adiada devido à pandemia para a primavera de 2021. O evento contará com exposições de arte moderna em campos e ao longo do rio - e, espera-se, impulsionar o turismo rural.

 7. Nações Pueblo, Novo México, EUA: "Vozes nativas do sudoeste"

No Novo México - assim como em vários locais do mundo - monumentos e estátuas dedicadas aos opressores dos nativos americanos estão a ser destruídas. Esta é uma forma que alguns ativistas usaram para homenagear Po’pay, organizador da Revolta Pueblo de 1680. A revolta expulsou os espanhóis das pátrias indígenas Pueblo e, embora Espanha tenha recuperado o controlo em 1692, a revolta é considerada responsável por garantir a sobrevivência da cultura Pueblo.

O Indian Pueblo Cultural Center (IPCC) em Albuquerque é o ponto de partida para explorar os Pueblos - através deum Guia Virtual de Cultura e pessoalmente quando as excursões em grupo forem retomadas.

8. Gyeongju, Coreia do Sul: "Um antigo reino que ainda brilha"

Gyeongju, Coreia do Sul
Gyeongju, Coreia do Sul

Gyeongju é conhecida como "o museu sem paredes". A cidade é o lar de muitos sítios arqueológicos, muito devido ao seu reinado de quase mil anos como capital do antigo reino coreano de Silla (57 aC a 935 dC).

Protegidas como Património Mundial da UNESCO, as áreas históricas de Gyeongju são uma coleção de arte budista, com ruínas de templos e palácios, pagodes de pedra, esculturas, uma estátua de Buda do século VIII e cerca de 150 túmulos da nobreza Silla, alguns com até 25 metros de altura.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.