O dia dos namorados é celebrado em nome de São Valentim, que teria sido um sacerdote que serviu durante o século III em Roma. Quando o imperador Cláudio II anunciou que homens solteiros eram melhores soldados do que aqueles com família e proibiu o casamento para jovens soldados, Valentim começou a realizar casamentos secretos. Quando o imperador descobriu as ações de Valentim, ordenou que ele fosse executado.

Enquanto estava preso, muitos jovens atiravam flores e bilhetes a dizerem que ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que atiravam mensagens ao sacerdote estava uma jovem cega que se terá apaixonado por Valentim e, segundo reza a lenda, terá recuperado a visão. O sacerdote terá escrito uma carta de amor para a jovem, antes de ser decapitado, com a assinatura “do seu Valentim”, expressão ainda hoje é muito utilizada, especialmente nos EUA ("From your Valentine").

Trufas de medronho ou uma noite numa pipa de vinho: 20 opções para celebrar o Dia dos Namorados em segurança
Trufas de medronho ou uma noite numa pipa de vinho: 20 opções para celebrar o Dia dos Namorados em segurança
Ver artigo

A tradição de celebrar o Dia de São Valentim espalhou-se um pouco por todo o mundo e Portugal não é excepção. Todos os anos, as lojas enchem-se de presentes temáticos, as floristas não têm mãos a medir para a quantidade de flores encomendadas e tanto restaurantes como hotéis fazem programas temáticos onde o romance é uma constante. Este ano, muitas dessas celebrações tiveram de ser canceladas ou adaptadas aos novos tempos, mas o Dia de São Valentim ou Dia dos Namorados não foi esquecido.

No entanto, nem todos os país celebram o dia do Amor com flores, cartões românticos ou jantares à luz de velas. Alguns trocam colheres de pau e flores prensadas, enquanto outros colocam folhas de louro na almofada. Alguns países têm um dia especial para os solteiros. Percorra a galeria e descubra como estes 16 países celebram o Dia dos Namorados.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.